Política

ENEM REVELA QUE EDUCAÇÃO EM LAURO DE FREITAS PRECISA MELHOIRAR E MUITO

vide
| 15/09/2011 às 15:17

"Como será amanhã? Responda quem puder". Parafraseando o poeta, como o assunto é a educação da nossa juventude, ou seja, o nosso amanhã, para que tenhamos respostas de quem pode dar, pela
primeira vez em nosso movimento, daremos nomes aos bois. Será que dessa vez alguém vai responder? Será que dessa vez os políticos da nossa cidade não vão fazer de contas que a conversa não é com eles? Satisfação é bom e o povo agradece: foi uma verdadeira tragédia anunciada o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a nossa sofrida e combalida cidade de Lauro de Freitas.

Vamos começar pelos resultados, considerando as 5 escolas públicas de Lauro de Freitas que participaram do ENEM: 1) todas obtiverem notas abaixo da média nacional; 2) Todas tiveram participação dos estudantes inferior a 50%; 3) A melhor colocação foi 2.205 (muito pior do que Rubinho Barrichello) e a pior colocação foi 5.826, pra não ter dúvida nós vamos escrever por extenso colocação cinco mil oitocentos e vinte e seis (acreditem se quiser).


Vamos interpretar os resultados das nossas escolas estaduais, comparando com as escolas, também
estaduais, de outros municípios baianos: Quixabeira (colocação 101), Igaporã (colocação 113), serrolândia (colocação 431) e mais Tucano, Piraí do Norte, Belo Campo, Pé de Serra, Maiquinique, Teixeira de Freitas e tantas outras cidades paupérrimas que ficaram muito melhor colocadas do que a rica Lauro de Freitas. E quais são as diferenças dessas cidades para a nossa, além das melhores
colocações e dos melhores resultados? A maioria dessas cidades é muito pobre, distante da capital e com grande dificuldade para contratar professores qualificados, enquanto a nossa querida Lauro de Freitas é rica, muito rica, só isso! Quer mais?


E agora com a palavra, quem pode responder a esta catástrofe na Educação Pública de Lauro de Freitas: Moema Gramacho (Prefeita Municipal), Paulo Aquino Pires (Secretário Municipal de Educação) e o Vereador Carlucho (forte na Secretaria Municipal de Educação.

A pergunta que não quer calar: por que o desempenho das escolas estaduais de outros municípios com muito menos dinheiro do que Lauro de Freitas e muito mais distantes da capital, o que agrega uma infinidade de dificuldades, obtiveram resultados muito melhores daqueles observados na nossa cidade?
Perguntar é bom e responder é melhor ainda!


Não venham com esta desculpa esfarrapada que a culpa é do Governo do Estado, porque o ENEM avalia o que o aluno aprendeu ao longo de toda a vida escolar, incluindo aí o Ensino Fundamental da responsabilidade direta de vocês. Lembrem-se, não se constrói um bom aluno do dia para a noite, pois a formação responsável do estudante começa desde a creche! Além disso, se vocês fazem um monte de propaganda para se auto promoverem com as obras feitas com dinheiro do Estado e do Governo Federal, então não venham tirar o corpo fora na hora da dor de barriga, isto é muito feio! E por fim, a Secretaria Estadual de Educação fica logo ali no CAB, bem pertinho, e por isso é obrigação de vocês serem diligentes e eficientes para cobrar das autoridades estaduais as melhorias necessárias para a Educação Pública no nosso município.


E por fim, não poderíamos deixar de fora a turma que se diz oposição, representados pelo Vereador Márcio Araponga, pelo Vereador Bitinho e pelo Vereador Gilmar (ato falho, esquecemos que o respeitável Vereador Gilmar foi aprovado no bolsa candidato da Prefeitura Municpal, com aquele plus a mais de quem estava do outro lado, e passou a falar o contrário do que tinha dito antes).

Voltemos então as nossas atenções a Márcio Araponga e Bitinho: por acaso vossas excelências não conhecem o endereço do Ministério Público em Lauro de Freitas? E o endereço do Tribunal de Contas
dos Municípios, que fica ali bem pertinho da Secretaria Estadual de Educação que a Turma da Prefeitura não deve saber onde é? Porque oposição, senhores ilustríssimos edis, é pra denunciar! 

Se  a turma da Prefeitura, seja a de hoje, a de ontem ou a de amanhã, não investirem de forma
séria, competente e bem intencionada na melhoria da Educação Pública de Lauro de Freitas, o destino da nossa cidade será é se manter nas últimas colocações. (Movimento em Defesa de Lauro de Freitas)