Política

SENADOR JÃO DURVAL PODE FAZER EMENDA PARA METRÔ ATÉ CAJAZEIRAS

VIDE
| 01/09/2011 às 23:25

A ligação de metrô entre Pirajá e Cajazeiras, o chamado tramo 3, deve ser viabilizada através de uma emenda ao Plano Plurianual (PPA) do Orçamento da União, a ser apresentada pelo senador João Durval (PDT). A iniciativa resultou de uma articulação, sob a liderança do prefeito João Henrique e realizada pelo chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, João Leão, e recebeu apoio do relator do PPA, o senador Walter Pinheiro, durante reunião realizada ontem (31) em Brasília.

"Cada senador pode apresentar três emendas de bancada e no caso do Metrô de Salvador é necessário que seja uma emenda de bancada, na medida em que a verba prevista para a obra é no valor de R$ 1 bilhão e 150 milhões", informa o chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Leão. Segundo Leão, os trens do tramo 1 (Trecho Estação da Lapa- Rótula do Abacaxi) estarão em fase de testes até dezembro deste ano e o Ministério das Cidades vai liberar até outubro R$ 40 milhões necessários para a aceleração das obras do tramo 2 (Rótula do Abacaxi-Pirajá).


Teto para a saúde deve ser elevado em 2012


Outro resultado da viagem de João Leão a Brasília é a elevação do teto de repasse de recursos da saúde para tratamentos de alta e média complexidade em Salvador. Atendendo a orientação do prefeito João Henrique, Leão obteve aval do Ministério da Saúde para que Salvador receba o mesmo teto de repasse per capita aplicado hoje às capitais do Sudeste, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Esta recomposição será feita nos próximos três anos, através de emenda ao orçamento, a ser apresentada em acordo pela bancada da Bahia. Pelo que ficou definido, no primeiro ano, ou em 2012, a recomposição seria de 33% do valor necessário. O restante da recomposição viria nos orçamentos de 2013 e 2014