A segurança na região da Chapada Diamantina ganhou reforço neste sábado (26), com a inauguração, em Andaraí, da Base Operacional da Companhia de Policiamento Especializado (CIPE) do Semiárido. O objetivo da nova Base é ampliar as ações da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no combate a roubos a agências bancarias e ao narcotráfico. Esta é a 8ª base operacional da PM instalada no Semiárido e a 30ª na Bahia. A expectativa é que sejam implantadas mais 29 bases até o final do ano.
De acordo com o comandante da CIPE, tenente-coronel Valter Araujo, além de Andaraí, a base vai atender mais 13 municípios, entre eles, Mucugê, Nova Redenção, Piatã e Abaíra. O comandante explica que a nova base possui equipamentos de monitoramento de câmera, com alojamento para os policiais e local para armazenar os armamentos utilizados nas operações especiais.
Com a instalação da unidade de segurança, os moradores já se sentem mais seguros. É o caso do professor Laudimar Bacelar, 53 anos. Ele conta que a cidade era alvo constante de assaltantes de bancos. "Estamos mais confiantes com a instalação da base operacional. A população ansiava por este momento. Agora, tenho certeza que não sofreremos mais com os ataques de bandidos no nosso município. Só a presença da base já ajuda a reduzir este tipo de ação", enfatizou.
No total, as oito bases operacionais (Xique-Xique, Andaraí, Mairí, Utinga, Capim Grosso, Irecê e Ibotirama) contam com um efetivo de 86 policiais, que dão apoio a 68 cidades baianas.
EVENTO POLÍTICO
Os pouco mais de 14 mil habitantes do município de Andaraí receberam, de uma só vez, a visita do governador, seu vice, dois senadores, dois deputados federais, o presidente da Assembleia Legislativa, dois secretários estaduais, 25 prefeitos, além de ex-prefeitos, vereadores, presidentes de partidos e lideranças políticas de toda a Chapada Diamantina, numa demonstração de prestígio político do prefeito Wilson Cardoso, do PSB.
"É um orgulho para o meu partido ter um prefeito como Wilson Cardoso trabalhando, transformando Andaraí em exemplo de administração pública, um homem que não rouba e não deixa roubar, que realiza obras públicas com recursos próprios, mas que também se articular para buscar os recursos necessários e sabe trabalhar em parceria com o governo e as secretarias estaduais", declarou a senadora Lídice da Mata, que acompanhou a comitiva do governador Jaques Wagner ao lado do senador Walter Pinheiro e dos secretários Domingos Leonelli (Turismo) e Jorge Solla (Saúde). Presentes ainda no palanque armado na praça municipal estiveram o vice-governador Otto Alencar, os deputados estaduais Zé Neto e Marcelo Nilo, os federais Edson Pimenta e Amaury Teixeira .
"Este dia vai ficar gravado no coração de todos os chapadistas, especialmente entre os filhos de Andaraí", comemorou o prefeito Wilson Cardoso, que aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da Senadora Lídice e do governador Jaques Wagner para não deixar a agência do Banco do Nordeste fechar, após um assalto em que o gerente foi feito refém. "Agora que temos um novo policiamento nunca mais teremos de passar por isso", disse Cardoso.
OBRAS
As autoridades políticas foram atraídas pelas inaugurações de três obras: a implantação da base da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semiárido, que funciona em um imóvel particular cedido pelo prefeito; a entrega de 130 placas de sinalização turística em toda a Chapada e a primeira etapa da reforma do Hospital Municipal. Também foi assinada pelo governador a ordem de serviço para obras de restauração de 184km da rodovia BA-142 no trecho entre Andaraí e Barra do Estiva, no valor de R$ 11 milhões.