Política

PAN-AFRICANISMO RENASCE COM APOIO DA PREFEITA DE S. FRANCISCO DO CONDE

vide
| 26/08/2011 às 18:26
Prefeita Rilza Valentim dá apoio a criação do Comitê Internacional do Pan-Africanismo
Foto:
  (Por Limiro Besnosik)

  A Prefeitura de São Francisco do Conde, Associação França-Bahia, Coordenação Nacional de Entidades Negras e as parlamentares deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e vereadora Marta Rodrigues (PT-BA) estão trabalhando em conjunto para a constituição do Comitê Internacional do Renascimento Pan-Africano.

  A ação foi a principal decisão da II Conferência de Lançamento do Ano Mundial do Renascimento Pan-Africano, realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal, com a participação de palestrantes da França, de Camarões e do Brasil.


  Segundo Marta Rodrigues o renascimento do pan-africanismo, cujo ano mundial está marcado para 2013, significa um resgate de valores culturais, políticos e até comerciais, em âmbito internacional, que a colonização europeia buscou destruir desde o tempo da escravatura no século XVI.


  Isso será feito através de intercâmbios culturais e comerciais e alianças políticas, disse, indicando como fundamental o papel da sociedade civil pressionando e pautando os governos para iniciativas capazes de diminuir a violência, a corrupção e as desigualdades sociais.


  O pan-africanismo, esclareceu a vereadora, surgiu no século XIX como resposta aos efeitos da colonização, em forma de debate político. Sua essência é recuperar a história dos povos oprimidos por esse tipo de imperialismo e trazer de volta a importância de culturas que foram sendo relegadas a segundo plano e até esquecidas.


  Aqui na Bahia as discussões tiveram início no dia 13 de agosto, em São Francisco do Conde, com o 1º Encontro Internacional Pan-Africano (Enipan). No dia 17, o evento chegou a Salvador como II Conferência de Lançamento do Ano Mundial do Renascimento Pan-Africano