O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que ocupou esta semana a Secretaria do Planejamento trazendo uma ampla pauta de reivindicações, deixou o local hoje (26) à noite, depois de firmarem um acordo com o governo, pelo qual eles saem de uma área de perímetro irrigado que ocupavam no município de Ponto Novo (Norte baiano) para serem assentados num outro local que garanta totais condições de estabilidade às famílias.
Durante o processo de negociações, foram também discutidas questões relativas a apoio à produção agrícola, a exemplo de beneficiamento de frutas e mandioca, além de melhoramento genético do gado bovino por inseminação artificial.
O movimento também solicitou (e o governo vai atender) melhoramento nas atividades educacionais, unidades satélites de saúde, habitações rurais, construção de cisternas de consumo e de produção e sistemas de abastecimento de água. Os agricultores pediram ainda atenção sobre segurança alimentar e nutricional.
As discussões foram tocadas por representantes da Secretaria de Relações Institucionais e o secretário Cezar Lisboa também esteve à frente diretamente durante todo o processo. Luis José Lira Lopes, um dos negociadores da SERIN, entende que há um amadurecimento das partes e um aperfeiçoamento na condução do processo, "embora tenha havido momentos de tensão, mas que não chegaram a interferir no diáloo"