A vereadora Vânia Galvão (PT) assumiu oficialmente nesta quarta-feira, 17, a liderança da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador, em substituição a seu colega de partido, Henrique Carballal. Segundo ela, pouca coisa mudará na atuação do bloco, composto por seis edis do PT e dois do PCdoB. "As urnas nos colocaram na oposição, mas se o prefeito encaminhar projetos de real interesse para cidade nós apoiaremos", assegurou.
As críticas aos posicionamentos de João Henrique, porém, continuam garantidas, disse a nova líder, ao negar ter recebido do governador Jaques Wagner qualquer orientação para aliviar o tom das censuras ao prefeito: "não houve nada disso, nem a mim, nem ao partido".
A petista defendeu uma postura independente de sua legenda, mesmo entendendo a necessidade de um acordo institucional entre os governos estadual e municipal para ajudar administrativamente este último, cuja situação é bastante precária. O PT decidiu ser oposição, reafirmou, mas quando questionada sobre o processo eleitoral de 2012 desconversou: "A política é dinâmica; neste momento esta é a nossa posição".
Carballal voltará a ser líder do PT na Câmara: "Manterei o trabalho que vinha realizando". Ratificou a postura oposicionista da legenda a João Henrique e confirmou sua disposição em trabalhar pela candidatura de Nelson Pelegrino à prefeitura no próximo ano.