Política

ATÉ FINAL GOVERNO WAGNER, BAHIA CONTARÁ COM 5 UNIVERSIDADES FEDERAIS

vide
| 16/08/2011 às 13:00
Governador Wagner durante lançamento do programa do Ministério da Educação
Foto: Manu Dias

   O governador Jaques Wagner participou, hoje pela manhã (16), em Brasília, da solenidade de anúncio de criação de quatro novas universidades federais no País, a abertura de 47 campi universitários e 120 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

  Com a expansão da rede federal de ensino superior e profissionalizante, a Bahia ganha duas instituições - a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA) com sede em Barreiras, onde atualmente funciona o campus Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), que terá sede em Itabuna.

  A UGBA e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) também ganham duas extensões, em Camaçari e Feira de Santana, respectivamente. Com a implantação das duas novas universidades, previstas para funcionar nos próximos três anos, a Bahia passa a contar com cinco universidades federais - UFBA, UNIVASF e UFRB.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que os governadores de sete estados, dentre eles a Bahia, já reivindicavam que o plano de expansão da educação atendesse seus estados, diante da carência de ensino público gratuito. "Muitos desses locais usam o próprio orçamento para manter as universidades estaduais".


Das 120 unidades de educação profissional que foram anunciadas hoje, como parte do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Bahia terá nove unidades, que serão implantadas nas cidades de Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. 

Ao final de 2014, a meta do governo federal é implantar 208 unidades de educação profissional e 321 campi universitários.