Antiga vila de pescadores, o município do Conde, a 187 quilômetros de Salvador, possui um dos mais belos cenários da chamada região Costa dos Coqueiros. Praias, rios, cachoeiras, dunas e construções históricas fazem do Conde uma das principais atrações para os turistas que visitam a região e que se deslumbram com suas águas mornas e tranquilas, areias alvas, quedas dágua e infraestrutura receptiva.
Nesta quarta-feira, 10, o Conde comemora 76 anos de emancipação política e administrativa homenageando seus mais de 23 mil habitantes com alvorada, shows pirotécnicos, musicais e programação cultural. A Assembléia Legislativa do Estado da Bahia - ALBA, presta homenagem ao município através de moção de congratulação encaminhada pelo deputado Paulo Azi (DEM).
Azi destaca a importância do Conde, sobretudo pela sua economia pluridiversificada que inclui desde o cultivo do coco à agricultura familiar, passando pela pesca, pecuária extensiva e ampliando-se com a vertente turística.
O deputado lembra que os recursos e as belezas naturais da região resultaram em investimentos que oferecem hoje aos visitantes excelente estrutura turística com pousadas, restaurantes, quiosques, camping, além de equipamentos e boas condições para a prática de esportes náuticos. Entre os cenários paradisíacos do Conde, Paulo Azi destacou a praia de Siribinha e a Barra de Itarir , este último famoso por ter ambientado as gravação para o cinema da obra de Jorge Amado, "Tieta do Agreste", de Cacá Diegues. A moção de congratulação, inserida nos anais da AL, foi também encaminhada ao prefeito Antônio Eliud, aos secretários municipais, ao presidente da Câmara de Vereadores, Edmir Lima Conceição e aos representantes empresariais e comunitários do Conde.