Os deficientes físicos de Salvador com vida sexual ativa passam por determinados constrangimentos na hora de buscar o prazer a que tem direito. Não existe na cidade por exemplo, motéis com adaptações capazes de atender as necessidades deles. Mas esta situação pode mudar a qualquer momento. Basta que a Câmara aprove o projeto de lei do vereador Henrique Carballal (PT) que tramita na Casa desde 2009.
Carballal espera contar com sensibilidade dos companheiros de Casa para que o projeto seja votado "e aprovado, já que vai beneficiar uma parcela considerável da população soteropolitana". Segundo o projeto, todos os hotéis e motéis de Salvador, com mais de 20 leitos, serão obrigados a garantir acessibilidade para portadores de deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida.
Os estabelecimentos devem oferecer condições de utilização, com segurança e autonomia total ou assistida, dos espaços mobiliários, dos equipamentos, das edificações e dos serviços oferecidos, conforme a proposta. Os hotéis e motéis devem disponibilizar pelo menos um quarto para pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.
O para-atleta Luciano Oliveira conta que já viveu experiências bastante complicadas por falta de quartos adaptados nos motéis de Salvador. "Como eu sempre busquei meus direitos, me coloquei em situações bem delicadas. Já tive que recorrer a entradas alternativas e já fui até carregado por funcionários dos estabelecimentos até o quarto, o que causava constrangimento a mim, ao funcionário e à minha parceira", diz.
Para garantir o direito previsto na proposta de lei, os estabelecimentos precisam se adequar com rampas de acesso, alargamento de portas e passagens, adaptação de sanitários, sinalização visual, tátil e sonora, eliminação de barreiras arquitetônicas e eliminação de barreiras na comunicação.
O vereador justifica o projeto explicando que, atualmente, por conta da desmistificação do preconceito em volta das pessoas portadoras de necessidades especiais, essa parcela da sociedade vem invariavelmente ganhando abrangência nos mercados de viagens, lazer, turismo e entretenimento.