Política

PRESIDENTA ELOGIA "VIDA MELHOR" PARA TENTAR REDUZIR MISÉRIA NA BAHIA

vide
| 05/08/2011 às 14:02
Governo Wagner e a presidenta Dilma diante de plano ambicioso da Bahia
Foto: Manu Dias
A presidente Dilma Rousseff, que participou com o governador Jaques Wagner do lançamento do "Vida Melhor" nesta sexta-feira (5), em Salvador, falou sobre a importância do programa estadual para tentar reduzir a miséria.


 "Esse plano que hoje foi lançado aqui pelo governador Jaques Wagner marca um momento muito importante pra nós nos próximos quatro anos. O Vida Melhor é um programa de inclusão social porque se dedica à inclusão produtiva e porque se dedica a permitir que as pessoas tenham oportunidade. Ele tem o objetivo claro de acabar com a miséria", comentou a presidente.


VIDA MELHOR


Cerca de 400 mil famílias com renda per capta de até meio salário mínimo poderão ser beneficiadas, até 2015, com o investimento de R$ 1,2 bilhão. O montante é proveniente do programa 'Vida Melhor - Oportunidade para quem mais precisa', lançado em Salvador nesta sexta-feira (5) pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Jaques Wagner.


Segundo o governador, o 'Vida Melhor' é uma parte do Brasil Sem Miséria, do governo federal, que abriga vários outros programas. "O que eu considero o elemento principal é a inclusão produtiva. Todos os programas de transferência de renda que foram ampliados são importantes, mas todo mundo sabe que a realização do ser humano é colocar comida dentro de casa, fruto do seu trabalho. Para que isso seja possível, é preciso fazer inclusão produtiva".

O governador disse também que os programas anteriores de mobilidade social já estão apresentando resultados, por isso a Bahia é o estado que mais reduziu a pobreza nos últimos anos. “Estes programas vão ser acelerados e isso é preciso, porque a economia está crescendo no Brasil, na Bahia e no Nordeste. A gente tem que ajudar os empreendedores a organizarem seus negócios e as cooperativas e fazer projetos de economia solidária”.


O público prioritário do 'Vida Melhor' será formado por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social, na faixa etária de 18 a 60 anos. A meta do Governo do Estado, por meio da Casa Civil, em articulações com a União, municípios, universidades, sociedade e diversos parceiros, é a inclusão socioprodutiva e sustentável de pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, até 2015