"O projeto do sistema cicloviário de Salvador é o único, neste debate da mobilidade urbana, que não tem por trás interesses econômicos, mas apenas o interesse da cidade e da cidadania", o comentário foi feito pelo vereador Gilmar Santiago (PT) ao final da sessão especial da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta terça-feira (26), que debateu a implantação do modal de transporte cicloviário na cidade. A sessão foi requerida por Santiago, depois de ter sido aprovado projeto de lei da sua iniciativa que definiu as diretrizes para a implantação do sistema cicloviário.
Participaram da sessão representantes da Conder, que elaborou o projeto "Cidade Bicicleta"; do Movimento "Eu quero VLT em Salvador"; do Movimento Bicicletada; da Federação das Associações de Bairros (FABs); o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CRA), Jonas Dantas; a defensora pública Marta de Oliveira Torres; e Daniel Colina, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, secção Bahia. Estiveram presentes também as vereadoras Vânia Galvão e Marta Rodrigues.
"Queremos uma cidade mais amigável, que respeite a todos os cidadãos; e defendemos a implantação de um sistema de transporte público, multi-modal e integrado, no qual a bicicleta tenha um papel importante", explicou o professor Paulo Florentino, do movimento Bicicletada Salvador. O movimento é articulado internacionalmente e organiza passeios ciclísticos na última sexta-feira do mês em várias cidades do mundo, divulgando a bicicleta como meio de transporte saudável.
Florentino e o engenheiro Clement Vialle apresentaram várias sugestões para a montagem do sistema cicloviário de Salvador, envolvendo aspectos ligados à infraestrutura física, sinalização horizontal e vertical, medidas para aumentar a segurança dos ciclistas e programas de educação de motoristas e cidadãos. O objetivo é massificar a ideia de que a bicicleta é um meio de transporte reconhecido no Código Brasileiro de Trânsito fundamental para a melhoria da mobilidade das pessoas na cidade.
Conder - O projeto "Cidade Bicicleta" está sendo elaborado desde 2008, a partir de iniciativa de técnicos da Conder, e foi incorporado como um projeto de governo no bojo das definições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Mobilidade), que reservou cerca de R$ 40 milhões para a sua implantação. O sistema cicloviário previsto pela Conder compreende uma extensão de 217 quilômetros de vias e 54 bicicletários (locais de guarda das bicicletas), a serem construídas em Salvador e Lauro de Freitas.
"A concepção do projeto é inovadora em Salvador, pois não nos preocupamos apenas em construir ciclovias, mas buscar formas de articular todos os modais de transporte público com a bicicleta", explicou Lívia Gabrielli, diretora de Qualificação Urbanística e Equipamentos da Conder. O projeto foi detalhado pelo técnico Itamar Kalil, que apresentou pesquisas sobre o uso atual da bicicleta em Salvador e o traçado do sistema a ser implantado.