A greve dos servidores municipais de Salvador acabou na última quarta-feira, 20 de julho. A decisão foi tomada após várias negociações entre o comando dos grevistas do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) e João Leão, secretário municipal de Governo, em reuniões mediadas pelo deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), que teve participação decisiva para colocar fim na greve e no impasse entre Prefeitura e servidores da capital baiana.
"O sindicato tem o papel de assegurar melhor qualidade de trabalho e garantir a efetivação dos direitos trabalhistas. As condições de trabalho oferecidas pela Prefeitura não são boas, é necessário rever os salários, carga-horária, garantir plano de saúde... É fundamental garantir condições ideais de trabalho. Ainda será preciso muita luta para que os servidores garantam os seus direitos essenciais", disse Luiz Alberto.
Após intensas negociações e debates para buscar alternativas que beneficiassem os servidores municipais, a Prefeitura acatou o aumento de 6% retroativo a maio deste ano - que serão pagos em agosto, setembro, e outubro. Além disso, em 15 dias, vai ser publicado edital para licitação de uma empresa que elaborará, junto com uma comissão paritária, o Plano de Cargos e Salários, com impacto financeiro para maio de 2012. Outras reivindicações aceitas pela administração municipal foram a implantação do plano de saúde, a não retaliação por conta da greve, o arquivamento do processo judicial e o abono dos dias parados.