Política

VEREADOR LULA MACIEL QUER MAIS CRECHES EM LAURO DE FREITAS

vide
| 13/07/2011 às 21:18
Vereador Lula Maciel durante visita a Conselhos Tutelares
Foto: DIV

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 21 anos. A lei foi promulgada em 13 de julho de 1990 e tem o objetivo de garantir os direitos da Criança e do Adolescente à Justiça, educação, segurança e à cidadania. Dentre os avanços conquistados o ECA permitiu, por exemplo, a criação dos conselhos tutelares.


"A data é importante para que se concentrem as atenções sobre o tema porém, é necessário que mudanças no comportamento, do poder público e da população, sejam estimuladas. A teoria precisa ir para a prática.", afirmou o Vereador Lula Maciel (PT).


Lula visitou hoje (13/07) o Conselho de Lauro de Freitas que atende, em média, 12 famílias por dia. O parlamentar ouviu os conselheiros e verificou as instalações.


Conselheiros chamaram a atenção para a necessidade de mais segurança, uma vez que a função, muitas vezes, trata de casos graves que resultam em ameaças. Citaram a burocracia excessiva como exemplo de dificuldade e que Lauro de Freitas já poderia ter outro Conselho Tutelar para dar conta da demanda.


Para o vereador Lula, que participou no dia 08/07, da Assembleia de eleição do Conselho da Juventude de Lauro de Freitas (CONJUVE) e propôs recentemente a instalação de mais creches no município, além de ter indicado a implantação de um programa psicopedagógico durante o ano letivo nas escolas da rede municipal, o ECA precisa ser ainda mais divulgado.


O edil lembra que de acordo com o próprio ECA, em seu Art. 4º, toda a sociedade tem o dever de assegurar com prioridade a efetivação dos direitos da criança na família e na comunidade. "Existem outras ferramentas importantes que, assim como o ECA, devem ser também mais divulgadas a exemplo dos Conselhos Tutelares e do importante trabalho dos Conselheiros. O nosso mandato já está fazendo isto, inicialmente através do site http://www.lulamaciel.com.br/ e das redes sociais.".


O vereador Lula Maciel, que em 2006 e 2007 encaminhou indicações ao Poder Executivo Municipal, sugerindo a estruturação física e administrativa do Conselho Tutelar, constatou as boas instalações do Conselho e propôs a criação de uma frente em defesa da criança e do adolescente na cidade, para discutir e definir um plano municipal sobre a questão.