Política

PCB COMPLETA 89 ANOS E TEM JUSTA HOMENAGEM DA CÂMARA DE SALVADOR

VIDE
| 09/07/2011 às 07:00
 Valdemiro Lopes

Na noite de quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Salvador lembrou a passagem dos 89 anos do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, ocorrida em 25 de março. Em sessão especial convocada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a homenagem ao partido mais antigo em atividade no Brasil se estendeu, ainda, a Ana Montenegro, uma de suas maiores militantes, falecida em 2006.
A sessão foi inaugurada ao som do hino da Internacional Comunista, acompanhado de vídeo onde todos, de pé, puderam acompanhar a letra da canção. Após a abertura, a vereadora Marta Rodrigues falou sobre a necessidade do reconhecimento ao PCB. "Esta, que é a primeira Casa Legislativa do Brasil, precisa reconhecer a importância do PCB, pois a história desse partido dá lastro à própria história do nosso país", afirmou Marta.
O evento contou com a participação da vereadora Vânia Galvão (PT); do secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro; do presidente da Fundação Dinarco Reis, Dinarco Reis Filho; da família de Ana Montenegro; da professora Ana Alice Alcântara Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (Neim/Ufba); do historiador e professor Muniz Ferreira; e da representante da senadora Lídice da Mata, Maria Helena Souza.
Para o secretário-geral do PCB, Ivan Pinheiro, foi extremamente gratificante ver a homenagem ao PCB, feita pelo PT, que colocou a marca de ambos os partidos juntas no convite do evento. Ivan falou ainda sobre a Fundação Dinarco Reis, que ofereceu medalha a Ana Montenegro, entregue à família da militante durante a sessão. "Sou ateu, mas hoje gostaria de saber que existe outra vida, e que existe céu, para que fosse possível uma conversa entre Dinarco Reis e Ana Montenegro sobre essa homenagem", disse Ivan.
Na solenidade, foi apresentado um vídeo que demonstrava a forte atuação de Ana Montenegro durante um congresso do Partido Comunista Brasileiro. "Ana era uma pessoa doce, mas na hora de defender suas ideologias políticas ela virava um bicho", contou Ivan. Sônia, filha de Ana, recebeu das mãos de Dinarco Reis Filho, conhecido como Dinarquinho, a medalha da fundação, em homenagem à militante do PCB.
A fotógrafa agradeceu, emocionada, em nome da mãe. "Não tenho o dom das palavras como a minha mãe, mas gostaria de agradecer esta homenagem", afirmou Sônia. A sessão foi marcada por depoimentos emocionados sobre a história do partido e de Ana Montenegro.