No primeiro pronunciamento na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, ontem, o deputado Zé Raimundo afirmou que o seu mandato atuará em conssonância com o projeto político do PT, do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma Roussef, e aproveitou para agradecer aos 70 mil 322 eleitores que o elegeram. Ressaltou, sobretudo, a responsabilidade que cada parlamentar deve assumir, porque ao dar o voto, o eleitor deposita a esperança de realizar os seus sonhos. "Carregamos os sonhos de milhares de pessoas, através do voto", enfatizou.
O deputado afirmou que as ações do seu mandato estarão embasadas na compreensão de que é preciso acumular força política, estabelecendo parceria com a sociedade, para a proposição de uma agenda que ouse aprofundar as reformas capazes de viabilizar a reorganização do estado brasileiro, instituir um novo sistema político e ampliar os mecanismos de participação e controle social em todos os poderes instituídos.
Ele defendeu a aceleração da distribuição de renda entre as camadas mais pobres e assegurou: "Não vou renunciar à utopia de construção de um Brasil e uma Bahia onde, em cada rincão, em cada município, milhares de homens e mulheres possam ter condições de uma vida mais digna".
Nessa perspectiva, continuou, o seu mandato será "uma ferramenta de ação política e social voltada para a transformação do presente, vislumbrando um futuro melhor para as próximas gerações. Nesse contexto, estaremos comprometidos para a consolidação de um modelo sócio-econômico, já iniciado nos governos Lula e Wagner, que se propõe a promover, cada vez mais, a inclusão e a justiça social".
Zé Raimundo, que é prefessor universitário licenciado, fez uma rápida apresentação da sua trajetória política, construída nos movimentos sociais, na CUT e no PT, que ajudou a fundar. Fez parte, em diversas oportunidades, da Executiva Municipal do PT, da direção da CUT Regional e da direção Estadual do PT. Participou ativamente da organização e do crescimento do PT na Região do Sudoeste Baiano, especialmente em Vitória da Conquista. Foi candidato a vereador pelo PT em 1982 e a Vice-Prefeito em 1988 e 1992, assumindo finalmente a perefeitura conquistense de 2002 a 2008.
Reafirmando o compromisso de trabalhar pela melhoria de vida das pessoas de todo o estado, mas especialmente onde obteve a maioria da sua votação - regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina, Extremo Sul e da região metropolitana - Zé Raimundo disse que apresentará, no próximo procunciamento, as principais demandas que quer defender juntos aos governos estadual e federal.