Comemorando a recém anunciada queda do desemprego em Salvador pelo Dieese, o prefeito de Salvador, João Henrique, comenta que o PDDU, aprovado na sua gestão, em 2008, foi um fator determinante para a criação de mais postos de trabalho na cidade.
"Fomos muito criticados na ocasião, mas o PDDU permitiu uma expansão de um dos setores que mais empregam em Salvador: a construção civil. E deve ser levado em conta que o setor promove uma geração de emprego para uma população de baixa renda", pontuou JH.
No segundo semestre do ano passado, o Dieese apontou que o número de oferta de empregos no setor da construção civil aumentou no Brasil, com 730 mil postos de trabalho que surgiram no último ano, sendo pesquisadas as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, distrito Federal, Recife, Porto Alegre e Salvador. E justamente a Região Metropolitana de Salvador teve o maior crescimento na geração de empregos no setor, com uma taxa de 8% em maio deste ano."
A aprovação do novo PDDU, em 2008, definiu os marcos legais necessários para a expansão da construção civil e por conseqüência é um dos fatores que alicerça o crescimento da geração de emprego e renda em Salvador", afirmou o prefeito de Salvador.
A queda do desemprego em Salvador foi pequena, mas aponta uma tendência pois as taxas vêm caindo sucessivamente. Por exemplo, a cidade fechou 2010 com queda nas taxas e previsão de continuidade nesta tendência apontada pelo Dieese.