O sinal vermelho acendeu nas hostes do PMDB de Brumado e nas pretensões do partido em emplacar Edmundo Pereira como o sucessor do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB): os peemedebistas estão na eminência de sofrerem "estouro da boiada", ou seja, a maior debandada de filiados da sua história - os representantes da "Ala Progressista" - diante das dificuldades de desbancarem o ex-vice-governador Edmundo Pereira e a ex-deputada Marizete Pereira do comando do diretório municipal da legenda e assumirem hegemonia do partido para imprimirem as mudanças solicitadas pela militância.
Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, os vereadores Leonardo Vasconcelos e Marcelo Viana, bem como os empresários Vanderlito Sousa e Marlito Lacerda, estão de malas, cuias e votos para desembarcarem no Partido Trabalhista Nacional (PTN), da base de sustentação do governador Jaques Wagner (PT).
"Os líderes da Ala Progressista do PMDB já acertaram todos os detalhes com o deputado estadual Luizinho Sobral para assumirem o comando do PTN em Brumado e aderirem ao governo do Estado. E a estimativa do grupo é que cerca de 300 peemedebistas os acompanhem, como ex-vereadores e presidentes de associações de moradores da sede e das comunidades da zona rural", confidenciou um interlocutor da Ala Dissidente do PMDB.
Ele disse ainda que "a decisão foi tomada diante da grande resistência do casal Pereira Santos em assumirem o grande desgaste político que estão enfrentando, desistirem de serem candidatos a prefeito (a) e abrirem espaço para que Léo, Marcelo, Vanderlito e Marlito participem das principais decisões do PMDB. Além disso, Edmundo e Marizete não estavam dispostos a ouvirem a opinião pública e afastarem os membros da "panelinha" do diretório municipal, desatrelarem o PMDB de Brumado de Lúcio Vieira Lima e apresentarem o deputado federal Arthur Maia como o legitimo representante da legenda no congresso nacional". (Brumado Notícias)