O deputado estadual Alan Sanches (PMDB), vice-líder da oposição, cobrou em plenário da Assembleia Legislativa um posicionamento do executivo municipal em relação à falta de repasse desde 2009, conforme atesta a própria categoria, para as escolas comunitárias, responsáveis por metade dos alunos do município. Segundo o deputado, em média 15 mil crianças são atendidas e algumas unidades já chegaram a fechar, em consequencia do descaso.
"Fui presidente da comissão de Educação na Câmara em meu primeiro mandato e sei da importância do serviço prestado por essas entidades. Portanto, não posso fechar os olhos para o problema e buscarei junto à Prefeitura uma solução para que outras escolas não venham a fechar e a população seja ainda mais prejudicada", destacou.
O vice-líder afirmou que marcará uma audiência com o secretário de Educação, João Carlos Bacelar, que na visão de Alan Sanches, não se furtará em resolver a questão de forma breve.
Aliado a isso, o deputado vai buscar a regulamentação dos artigos 252 e 257 da Constituição do Estado da Bahia, que diz que o estado deverá oferecer condições estruturais e físicas para que as escolas possam funcionar de forma devida.
"Com dignidade. Afinal, não estamos falando de política, mas do futuro de milhares de crianças, onde todos têm, por obrigação, se unir em prol de um ensino de qualidade", disparou. Por fim, Alan Sanches alerta que a categoria está disposta a realizar, além da paralisação dos serviços, uma grande manifestação nas ruas da cidade.