Política

PREFEITO JH CONFIANTE NOS RECURSOS DO PAC DA MOBILIDADE PARA SALVADOR

vide
| 16/02/2011 às 18:00

O  Projeto de mobilidade para Salvador e Região Metropolitana pode somar um total de 2,4 bilhões, autorizados pelo Governo Federal, haja vista Salvador ter ultrapassado a marca de três milhões de habitantes. A afirmação foi dada pelo prefeito João Henrique, após o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, pela presidente Dilma Rousseff e os ministros das Cidades, Mário Negromonte, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, nesta quarta-feira, 16, em Brasília.

           
"Salvador elaborou um Masterplan que visa preparar a cidade para seu crescimento contínuo, incluindo o Bus Rapid Transit (BRT), que já está assegurado através de convênio assinado pelo ex-presidente Lula com o governo do Estado ano passado", afirmou o prefeito. João Henrique destaca que Salvador sai na frente das demais capitais com o Projeto da Rede de Integração de Transportes (RIT). 


O prefeito declarou também que a segunda etapa do Metrô, compreendendo seis quilômetros, está incluso  neste PAC. "Este é um trabalho à quatro mãos, ou seja Prefeitura do Salvador e Governo do Estado",  enfatiza João Henrique, lembrando a integração entre as esferas governamentais para a promoção do desenvolvimento da capital baiana. 

O prefeito enfatiza que o município apresentará outros projetos da área, que serão encaminhados ao Ministério das Cidades. O PAC Mobilidade garante R$ 18 bilhões para 24 cidades brasileiras investirem especificamente na infraestrutura dos sistemas de transportes públicos. 

Copa do Mundo 2014 - Cerca de R$570 milhões assegurados pelo Governo Federal, através do PAC da Copa, estão garantidos para a construção do corredor de tráfego Iguatemi- Aeroporto que devem ter cerca de 20 km  de extensão. As vias estruturantes  do corredor serão divulgadas, segundo o ministro Negromonte, até o dia 12 de junho.