Deputadas federais se reúnem com a ministra da Secretaria de Políticas das Mulheres, Iriny Lopes, na tarde de hoje, para debater a participação da mulher nos espaços de poder. A bancada feminina pede a aprovação da reforma política, especialmente na questão do financiamento público de campanha e da lista partidária.
O grupo quer que, para cada homem que se candidate, haja também uma mulher concorrendo ao pleito. Atualmente, a Lei Eleitoral determina que 30% das vagas para concorrer a mandatos eletivos sejam destinadas às mulheres, porém, a maioria dos partidos não cumpre a determinação.
Única mulher eleita deputada federal pela Bahia, Alice Portugal (PCdoB), disse que a bancada está se movimentando em busca de apoios. "Estamos confiantes que essa articulação será fundamental para avançarmos na proposta de uma reforma política que coloque a mulher no mesmo patamar que ela representa na sociedade enquanto mais da metade da população", destacou a parlamentar.
Uma reunião realizada pela bancada feminina ontem, em Brasília, contou com a participação das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos), Luiza Bairros (Promoção da Igualdade Racial) e Iriny Lopes (Políticas para as Mulheres), além da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. O presidente da Câmara, Marco Maia, também esteve presente e disse que pretende marcar reuniões frequentes com a Bancada Feminina para discutir prioridade nas votações, assim como ocorre com a reunião de líderes.