No primeiro pronunciamento no plenário da Câmara Federal, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) saudou as regiões baianas do Sudoeste, Serra Geral, da Chapada Diamantina, do Médio São Francisco e do Vale do Paramirim, às quais, o seu mandado dedica maior preocupação, destacando especialmente a população do Município de Vitória da Conquista, sua principal base eleitoral. Ele também anunciou as propostas que quer defender para o país e para a Bahia, como a reforma política.
O deputado disse que chega ao parlamento com a determinação de defender as reformas estruturantes para dar curso ao processo de desenvolvimento do Brasil. No plano das mudanças, quer a ampliação da reforma agrária e o plano decenal da educação, como também as reformas tributária, política e a das comunicações.
Já no pronunciamento de estreia, Pereira foi logo dizendo qual será o norte da sua atuação parlamentar: "Chego a esta Casa depois de assumir o compromisso, com quase 90 mil eleitores do meu Estado, de defender veementemente a reforma política como instrumento imprescindível da recuperação da imagem do Poder Legislativo junto à opinião pública. Para mim exercer a política é desempenhar uma atividade humana como pensaram os gregos. É preciso exercer a política sob a égide dos princípios republicanos da democracia, da transparência, do compromisso social. É com esses propósitos e subordinado a esses princípios que exercerei meu mandato", enfatizou.
Reafirmando a promessa feita durante a campanha eleitoral, Pereira falou da disposição de defender também, junto aos ministérios do Governo da Presidenta Dilma Rousseff, a criação das universidades federais do Sudoeste e da Serra Geral; a construção da Barragem do Rio Pardo; a construção de um novo aeroporto para o Município de Vitória da Conquista; a instalação de um centro de convenções para incentivar o turismo regional de negócios; mais investimentos em estradas e sistemas de abastecimento de água; a ampliação da rede de saúde; e o fortalecimento da agricultura familiar em todo o interior do Estado.