O presidente da UPB, Luiz Caetano, junto com uma comitiva de prefeitos, visitou nesta terça-feira (08/02) o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Desenbahia e a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF). Nos encontros, Caetano convidou os órgãos para participar no próximo dia 23, do planejamento estratégico da UPB. O objetivo do presidente é estreitar relações para fortalecer a gestão municipalista.
O encontro do dia 23/02, será na sede da entidade e vai reunir prefeitos de associações regionais para definir o plano estratégico da UPB. Participaram da comitiva, os diretores da UPB, José Ricardo Leal (prefeito de Miguel Calmon), e Nelson Portela (prefeito de Maracás), o presidente da Amurc, Claudio Dourado (prefeito de Ibicuí), Jonatas Ventura (prefeito de Barra do Rocha), Ronaldo Moitinho (prefeito de Iguaí), Jackson Bonfim (prefeito de Santa Cruz da Vitória)
No TCM, os prefeitos foram recebidos pelo presidente, conselheiro Francisco Netto. Entre os temas discutidos estavam a parceria entre as instituições e a solicitação de uma comissão para acompanhar as contas das prefeituras e ressaltar o caráter orientador do tribunal. Caetano afirmou que a UPB fará um levantamento pontuando os principais problemas dos gestores com o órgão, para que o Tribunal possa orientar proporcionando aos gestores maior segurança na execução orçamentária e tornando a gestão como um todo mais eficiente, com aplicação racional dos recursos e evitando a rejeição de contas.
Na SEI, o diretor elogia iniciativa do presidente. O diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Gustavo Reis, ressaltou o prazer em receber pela primeira vez a diretoria da UPB, que assumiu a presidência há tão pouco tempo. Em sua visita a SEI, Caetano pediu ao novo diretor uma explicação mais ampla sobre as questões de limites territoriais, o que gerou muitos problemas para os municípios no Censo realizado em 2010.
Na Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), os prefeitos conheceram as linhas de créditos que a agência disponibiliza, e os documentos necessários para financiar máquinas pesadas, ambulâncias, reformas e construções de mercados municipais, entre outros. A UPB também apresentou projetos que podem ser viabilizados pela Desenbahia, em áreas sociais, culturais e até de turismo.
Na Superintendência da Caixa Econômica Federal, os prefeitos foram recebidos pelos três Superintendentes Regionais (Salvador, Itabuna e Feira de Santana), e mais uma equipe técnica para esclarecer dúvidas dos procedimentos realizados pela Caixa. No encontro foram discutidos formas de agilizar a liberação dos convênios com os municípios e ampliar o suporte às prefeituras. O superintendente de Salvador, Aristóteles Ales Menezes Junior destacou a importância da UPB vendo uma parceria promissora para consolidar projetos. Caetano afirmou que a UPB está disposta a organizar junto com as Superintendências Regionais mutirões nas regiões do Estado, para orientar sobre pendências de municípios com o banco. A CEF é responsável pela liberação de boa parte dos recursos de convênios celebrados pelas cidades.