Política

ASSISTENTES SOCIAIS QUEREM ADEQUAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Veja
| 07/02/2011 às 17:49
Izabel Cristina Souza discursando no plenário
Foto: Valdemiro Lopes
Por Marivaldo Filho

Na primeira Tribuna Popular do 3º período da 16ª Legislatura, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Crees), Isabel Cristina Souza, reivindicou o cumprimento da Lei Federal 12.317, de 26/08/2010, que limita a jornada de trabalho dos assistentes sociais em até, no máximo, 30 horas semanais.

Segundo a presidente do Crees, a lei não está sendo cumprida pela Prefeitura de Salvador. Isabel Cristina pediu interferência dos vereadores da Câmara e reiterou a necessidade de garantir respeito aos aspectos físicos, psicológicos e emocionais dos assistentes sociais.

"Tivemos uma audiência com a Promotoria de Salvador, mas até então não tivemos nenhum resultado. É uma luta acima de interesses políticos. A população tem direito de ser atendida por profissionais como melhor nível de saúde e com nível de estresse reduzido. O assistente social é um profissional que planeja e executa políticas públicas", declarou Isabel Cristina.

A presidente do Crees lembrou também que alguns municípios já se anteciparam e adequaram a jornada de trabalho dos assistentes sociais em até 30 horas. Na Bahia, Santo Amaro, Lauro de Freitas, Jacobina e São Sebastião do Passé já estão cumprindo a Lei Federal 12.317.

Os vereadores Aladice Souza (PCdoB), Olívia Santana (PCdoB), Gilmar Santiago (PT), Orlando Palhinha (PSB), Odiosvaldo Vigas (PDT) e Joceval Rodrigues (PPS) se pronunciaram durante a sessão e solidarizaram com a causa dos profissionais.