vide
Aí está o presidente da Fundação PC, Ubiratan Castro e sua corte
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As miudinhas de hoje são dedicadas a aldeia global Salvador e o cortejo e lavagem do adro da Basílica do Bonfim. Na linguagem popular abreviou-se a festa para o título fantasia de "Lavagem do Bonfim", impessoal. Não existe Igreja do Bonfim e sim Basílica do Bonfim. Isso significa uma gradação maior, templo colocado diretamente sob a autoridade do papa, com privilégios especiais, inclusive altar e trono papal. Em Roma, só existem 4 basílicas: de São Pedro (Vaticano), Santa Maria Maior, São João de Latrão, e São Paulo Extra Muros.
2. No Brasil, existem 42 basílicas, sendo que, 4 delas estão em Salvador: Nossa Senhora da Conceição da Praia, São Sebastião (Mosteiro de São Bento), Catedral Primacial de Salvador e Senhor do Bonfim. Não existem basílicas no interior da Bahia. Só no interior de Minas, Pernambuco, Rio e São Paulo. Nossa Senhora Aparecida, em SP, é uma basília.
3. Portanto, quando você for ao templo do Bonfim nunca diga que vai a igreja do Bonfim e sim a Basílica do Bonfim. Na organização da igreja católica, a basílica está acima da igreja, e a igreja, acima da capela. A Basílica do Bonfim tem, portanto, o mesmo status, da Basílica de São Pedro, Vaticano, onde Bento XVI celebra as missas.
4. O cortejo ao Bonfim se transformou numa festa eminentemente profana, hoje, com características pagode-carnavalesca. É também um cortejo político, há anos que é assim, cenário para propagandas governamentais, lançamentos de candidaturas e protestos políticos e sociais. Em todos os anos, prefeito da capital e governador do estado são as bolas da vez.
5. Em 2011, muitos protestos contra o prefeito João Henrique, o qual isolado na política e desgastado com uma crise financeira no município não compareceu ao cortejo. Se tivesse ido passaria por dissabores. Fez certo em não aparecer. O governador Wagner saiu-se bem durante todo o cortejo. Não recebeu vaias e foi muito cumprimentado.
6. Na retaguarda, no entanto, seu governo foi bastante criticado. Não só pelos representantes de partidos da oposição como por associações de professores e servidores públicos, pelo Sindsefaz, e por organizações sociais. As críticas mais duras foram dos professores universitários. Um deles conduziu um enorme cartaz com os seguintes dizeres: Wagner: Amordaçar o movimento sindical dos professores das universidades estaduais é crime. Pela incorporação da CET, sem opressão. (Vide foto acima).
7. Na política, três pré-candidatos a prefeito de Salvador, em 2012, cumpriram o trajeto: Edvaldo Brito, atual vice-prefeito, pelo PTB; José Carlos Aleluia, deputado pelo DEM; e Nelson Pelegrino, deputado do PT. Um possível pré-candidato pelo PMDB, Alan Sanches, também esteve no cortejo.
8. O deputado Marcos Medrado, ao lado do vereador Alcindo Anunicação comandou um grupo do PDT. MM nega que seja possível candidato a prefeito, em 2012.
9. Uma curiosidade: dos 41 vereadores da capital, poucos compareceram. Ou, se participaram da festa foram bastante discretos. Alfredo Mangueira recebeu alguns deles no seu camarote próximo ao Museu do Ritmo de Carlinhos Brown.
10. Visibilidade maior teve Téo Senna com um grupo enorme de amantes do samba. - São 600 amigos de Téo - disse ele.
11. A "moqueca" do Filhos de Gandhy se perdeu entre os sons mais agudos da festa. Pouco mais de 100 homens levaram o ijexá à festa.
12. Oito carros da Guarda Municipal da Prefeitura foram enfileirados em frente do Elevador Lacerda. É o chamado marketing de segunda categoria.
13. O governo do Estado espalhou enormes balões na festa, no percurso e em pontos estratégicos.
14. Na bifurcação da Praça da Associação Comercial o grupo do governador foi orientado a contornar a estátua do conde dos Arcos pela direita. Mas, teve uma parte do grupo que dobrou a esqueda.
15. O secretário James Correia, da Indústria e Comércio, tirou uma de JH e saiu correndo pela Avenida Estados Unidos.
15. O secretário da Saúde, Jorge Solla, preferiu camisa listrada de azul numa mistura de Oxalá e Ogum novo.
16. A turma do Grupo Renascer, pessoal com mais de 60 primaveras, só aguentou o pique até meio do caminho.
17. Já a turma do Samba de Roda da Gamboa, Vera Cruz, que pique. A mulherada tava endiabrada.
18. Ex-prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, com uma turma de ex-secretários comandando a galera. Diz que, em 2012, ganha a eleição na ilha. Mas, ele mesmo não será candidato. O nome é Marilda.
19. O ex-governador Waldir Pires e sua nova companheira, de mãos dadas, muito cumprimentado. O amor é lindo. Que carisma de Waldir, mesmo com mais de 80 anos de idade, saudado pelos eleitores e amigos de ponta-a-ponta.
20. O presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, desfilou sentado num trono improvisado numa caminhonete. Parecia um buda nagô. Grande Bira.
21. O Bloco Rapadura com Coco mostrou que tem muito que aprender a sambar.
22. Faixa da Associação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia contra Wagner: - Senhor do Bonfim, dai-nos proteção.
23. Faixa do PSOL: - Chega de vender nossa cidade.
24. Governador Wagner ficou irritado com a imprensa porque insistia em saber sobre a sonegação de dados da Centel, a Central de Informações da Polícia, que estaria escamoteando a verdade sobre o número de crimes na capital e RMS.
25. Os torcedores do Bahia fizeram a festa no cortejo. O que tinha de gente com a camisa e símbolos do Bahia não estava no gibi.
26. Presidente do Sebrae, Edval Passos, a todo pique pra alcançar o bloco do governador.
27. Falar nisso, o que tinha de ex-carlista no bloco do governador não tá no gibi.
28. Raríssimos ou quase nenhum dos secretários municipais no cortejo.
29. Faixa do PT: - Caminhando com fé para erradicar a pobre. Em off foi a única lembrança de Dilma.
30. Outra curiosidade: não vi nenhuma lembrancinha para o companheiro Lula.
31. Faixa de organização popular: - A Copa é também boa para nós. Eu quero trabalho, mostrava uma tabuleta. Na outra: - Eu quero vender acarajé. Noutra: - Eu quero jogo limpo.
32. O ministro Afonso Florence tá precisando melhorar sua performance física: suava em bicas. E o vice-governador Otto Alencar? Nem parecia um capoeirista.
33. Tabuletas com gráfico dos professores universitários: - O governo Wagner paga aos professores universitários um dos piores salários do Nordeste.
34. A patisca do Ipiranga quebrou no caminho. Não tem jeito para o amarelo e preto.
35. O presidente do PSDB, Antonio Imbassahy, não pisou os pés no cortejo.
36. Placa do Sindsefaz: Fim dos estornos salarias no Estado da Bahia. Outra: Cumprimento do acordo de pensionistas do Estado.
37. Letreiros dos Balões do PMDB: a Bahia continua pedindo paz.
38. Placa da Assufba: Contra a privatização do Hospital das Clínicas. Outra: Contra PL 549/09 congelar salários não.
39. Balão da LBV: Jesus Paz e Amor.
40. Os presidentes dos poderes legislativo e judiciário não compareceram ao cortejo.