Política

JH PÕE PURO SANGUE DURVALISTA NA SESP E ACM NETO EMPLACA TITULAR SETIN

vide
| 04/01/2011 às 20:27
Oscimar Torres substitui Fábio Mota (leia-se PMDB) na SESP
Foto:

O prefeito de Salvador, João Henrique, concluiu hoje a reforma do secretariado iniciada ontem e anunciou o nome do advogado e procurador do Estado Oscimar Torres para ocupar a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), com Ângela Fernandes na Presidência da Limpurb. Também foi definido que o ex-chefe da Casa Civil João Cavalcanti passará para a chefia de Gabinete, mantendo o ex-ocupante do cargo Leonel Leal na Assessoria de Relações Internacionais e à frente do Escritório Municipal da Copa. Caberá, portanto, a Leal coordenar uma das prioridades da administração municipal para os próximos anos, que é preparar a cidade para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014.


Na tarde de hoje, o prefeito realizou a primeira reunião com os novos secretários, explicou os desafios da administração e falou das prioridades para os próximos meses, que são, além de um ajuste nas contas, a melhoria dos serviços de saúde, educação e ação social, bem como atuação mais sistemática para melhoria do trânsito. Durante a reunião, João Henrique também anunciou o nome do vereador Téo Sena como o novo líder do prefeito na Câmara de Vereadores.


Na segunda-feira, o prefeito indicou para a Secretaria de Fazenda o servidor de carreira da Secretaria estadual de Fazenda e ex-secretário da Fazenda de Feira de Santana Joaquim Menezes. A Subsecretaria de Fazenda foi ocupada por um nome do quadro de servidores, com a analista fazendária Sandra Naira. Já a Ouvidoria Geral passará a ser comandada por Humberto Viana.

O novo chefe da Casa Civil é o vereador Alfredo Mangueira, enquanto a secretaria de Saúde foi preenchida pelo vereador Gilberto José. Além dos novos integrantes da equipe, o prefeito João Henrique anunciou a ida para a Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin) do secretário de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) Marcelo Abreu. No lugar de Abreu, ficou o subsecretário Emerson Palmeira. 


NOMES DO SECRETARIADO


Oscimar Torres 


Graduado em Direito, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ocupou cargos importantes, como procurador do Estado, lotado na Procuradoria Fiscal, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes e conselheiro da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Torres atuou também como presidente da Associação dos Procuradores da Fazenda do Estado da Bahia (Aprofaz) e secretário do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (Ibap). Outro destaque foi sua atuação política através do PDT, inclusive prestando serviços jurídicos em causas defendidas pelo partido. Junto a Prefeitura Municipal do Salvador, Torres assumiu, na primeira gestão do prefeito João Henrique, a Secretaria da Fazenda. Na área acadêmica, ministrou as disciplinas Direito Comercial e Tributário da Faculdade Dois de Julho.


Leonel Leal Neto


Mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa (PT), graduado em Administração, pela faculdades Ruy Barbosa e participou de vários cursos na área de comércio exterior, administração de negócios e oportunidades de investimentos. Tem atuação na área acadêmica, ministrando as disciplinas Teoria Geral da Administração, Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, Globalismo, Realismo e Pluralismo.



Humberto Viana


Bacharel em Administração, especialista em Marketing e mestre em Administração Estratégica, é vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO e presidente da ABO-Seccional Bahia, tendo atuações como Ouvidor Geral do Município de Salvador, Ouvidor Geral da Universidade Salvador-UNIFACS e Coordenador Operacional da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia. Professor universitário, atua também como Consultor na área de implantação, assessoria e gestão de Ouvidorias.


Gilberto José


Vereador e ex-presidente da Câmara, entrou na política por acaso. O trabalho nas comunidades carentes, que exerce desde a sua formatura em medicina, o levou naturalmente para a política. Durante os quatro anos que ficou à frente da presidência da Câmara, promoveu uma série de projetos que aproximaram a Câmara da comunidade, como os projetos Câmara nos Bairros, Câmara na Escola e Vereador Mirim.


Alfredo Mangueira


Nasceu e cresceu no bairro da Liberdade, onde desenvolve atividades comunitárias. Ex-presidente da Câmara e atual vereador pelo PMDB. Alfredo Mangueira faz parte da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Salvador e compõe a Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Casa. Eleito vereador pela quinta vez em 2008 com 10.608 votos, é um dos mais experientes da Câmara Municipal de Salvador.


Emerson Palmeira


Subsecretario do Trabalho Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).


Marcelo Gonçalves de Abreu


Atual secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad) e ex-prefeito do município de Lauro de Freitas.


Ângela Fernandes


Servidora da Prefeitura e diretora de Operações da Limpurb.


Joaquim Menezes


Possui 23 anos de trabalho na área fazendária e é ex-secretário de Fazenda de Feira de Santana. Durante os oito anos em que esteve no cargo, Feira de Santana teve contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sendo que apenas no primeiro ano houve ressalvas. Feira de Santana também registrou no período o quarto maior aumento de receitas próprias entre os municípios brasileiros.



João Cavalcanti

Advogado e ex-procurador Geral do município, ocupava a Casa Civil