vide
Pedro Godinho vai dirigir Câmara de Vereadores para período 2011/2012
Foto: DIV
Como era de se esperar o vereador Pedro Godinho (PMDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Salvador neste domingo, 2, obtendo 30 dos 41 votos da Casa. A candidatura de oposição do vereador Henrique Carballal foi mais para marcar uma posição futura visando a legislatura 2013/2014.
A Mesa da Câmara ficou assim constituida para o biênio 2011/2012, este o ano eleitoral: Pedro Godinho (presidente); Paulo Magalhães Jr, primeiro vice-presidente (obteve 38 votos); Isnard Araújo, segundo vice-presidente (36 votos); Paulo Câmara, terceiro vice-presidente (37 votos); Carlos Muniz, primeiro secretário (34 votos); Moisés Rocha, segundo secretário (37 votos); Palhinha, terceiro secretário (36 votos); Alcindo da Anunicação, corregedor (34 votos); e Olívia Santana, ouvidora (37 votos).
Para o vereador Pedro Godinho trata-se de um reconhecimento por seu trabalho ao longo dos anos como vereador e saberá a missão conferida pelos colegas. O vereador Paulo Câmara, eleito terceiro vice-presidente, disse ao BJÁ que foi uma eleição relativamente tranquila para a Mesa.
"A base de sustentação do prefeito João Henrique na Câmara não tem solidez alguma", constatou o vereador Gilmar Santiago.
O novo líder da oposição Henrique Carballal garantiu que os oito vereadores do PT e PC do B votaram em Godinho; logo o novo presidente da Casa recebeu apenas 22 votos dos 33 vereadores governistas.
O apoio da oposição à candidatura de Pedro Godinho foi selado com a incorporação de dois oposicionistas - Móisés Rocha (PT) na segunda secretaria e Olívia Santana (PC do B) na Ouvidoria. Gilmar Santiago, que passou hoje a liderança da oposição a Carballal disse que a presença da oposição na Mesa Diretora da Casa contribui para a governabilidade do presidente eleito. "A mesa deve refletir o conjunto da Câmara", comentou Santiago.
O novo líder disse que o acordo para a oposição votar em Pedro Godinho "não pressupõe nenhuma intenção em promover a sustentação política de João Henrique. Reafirmamos o nosso papel de oposição e vamos continuar do lado dos interesses da cidade", garantiu.