veja
Máquina da CERB atuando no município de Camaçari
Foto: ASCOM
Nesses últimos quatro anos, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) tem se destacado no atendimento ao homem do campo. Nos lugares mais distantes as comunidades já sentem os benefícios que modificaram a vida de muitos moradores.
Com investimentos da ordem de R$ 244 milhões, beneficiando mais de 440 mil pessoas e atuando praticamente em todo o território baiano, onde 367 municípios foram atendidos, a empresa vem cumprindo a sua missão que é de garantir e ofertar água para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da população rural.
A Cerb foi responsável pela perfuração de 2.428 poços tubulares profundos e pela instalação e construção de 1.504 sistemas de abastecimento de água. Firmou também 328 convênios com prefeituras municipais e associações comunitárias do interior do Estado da Bahia para ampliação e recuperação de sistemas. Foi mais além e introduziu soluções criativas como equipamentos de dessalinização para tornar em potável a água salobra.
AÇÕES
OS resultados fazem parte de ações planejadas estrategicamente durante os quatro anos do atual governo, benefícios esses advindos do Programa Água para Todos (PAT), onde a empresa teve um papel importante como coordenadora executiva do Comitê Gestor, sendo responsável pelo monitoramento, avaliação e difusão dos resultados do programa, tendo em vista que as ações foram executadas por diversos órgãos do Estado da Bahia.
Para intensificar o eixo de ação no segmento de abastecimento de água do PAT, foram adquiridos cinco novas perfuratrizes de última geração, com capacidade variada e podendo atingir uma profundidade de 600 metros em rocha sedimentar; também compressores de alta pressão e toda a frota foi renovada para reforçar o parque tecnológico da empresa.
Outras ações de infra-estrutura hídrica da Cerb foram a construção de sistemas de abastecimento integrados e convencionais nas sedes municipais de Bainópolis, Catolândia, Miguel Calmon, Muquém e Wanderley. Encontra-se em andamento a primeira etapa do Projeto Nordeste, que vai atender várias localidades dos municípios de Cícero Dantas, Fátima, Paripiranga, Heliópolis, e os sistemas integrados que vão atender as localidades de Campo Formoso, Caetanos, Paratinga, Xique-Xique, Encruzilhada/Vila Café e Itapetinga. Na opinião de Bento Ribeiro Filho, presidente da Cerb, muito mais do que o abastecimento puro e simples de água, o trabalho que a empresa desenvolve representa a inclusão social dessas comunidades rurais. Ele acrescenta ainda que a ampliação do acesso à água está aliada ao conceito de sustentabilidade ambiental com ações voltadas para preservação do meio ambiente e educação ambiental. Na área de saneamento, por exemplo, a Cerb construiu dois sistemas de esgotamento sanitário sendo um em Capim Grosso e outro em Mucugê. Para Bento Ribeiro, essas obras funcionam de forma a proteger os mananciais e diminuir os impactos ambientais. O Governo da Bahia está implementando um conjunto de empreendimentos integrados, articulando o abastecimento de água com outras ações de saneamento básico. Outros 21 projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário já foram concluídos pela Cerb. No esforço de melhoria de sua atuação, a Cerb implantou um novo modelo de gestão que trouxe reconhecimentos externos que atestam a melhoria da qualidade de vida da população rural. O resultado disso foi a certificação no Prêmio de Inovação em Gestão de Saneamento e premiação de Boas Práticas 2009-2010.