Assim como o ZDA anunciara anteriormente, o vereador Pastor Souza (PTC) foi eleito na tarde de ontem presidente da câmara de Barreiras, para o biênio 2011/2012. Souza obteve todos os votos dos dez edis presentes a sessão, que não contou com o vereador Giovani de Souza (PR).
Souza fez um breve discurso de agradecimento, e fez que questão de enfatizar sua vontade em aproximar as ações do legislativo municipal à população. Segundo o presidente eleito, o diálogo deverá ser expediente rotineiro de sua gestão..
Mas, a grande boa nova daquela tarde foi o discurso do vereador Carlos Tito (PSDB), o qual desafinou a velha cantiga de comadres que perdura na única câmara da região que não possui um vereador se quer de oposição em sua composição.
Tito criticou duramente a gerência da atual presidente da casa, vereadora Kelly Magalhães (PCdoB), quando afirmou que a câmara não dispõe de mecanismos para fiscalizar a devida aplicação do orçamento por parte do poder executivo municipal.
O tucano garantiu que a câmara de Barreiras recebeu nos últimos dois anos perto de R$ 11 milhões, e nem por isso os vereadores obtiveram ganhos para melhor atender a população. Carlos Tito se queixou ainda do uso das contas da câmara para fins eleitorais e pessoais. Ao fim do discurso o edil foi aplaudido por populares.
Por outro lado a vereadora Kelly disse acreditar ter cumprido com seu papel enquanto presidente, e que cada vereador deveria fiscalizar a execução orçamentária municipal, independente da mesa diretora da câmara de vereadores de Barreiras.
A comunista garantiu ter dado relevante aumento salarial aos servidores da câmara, louvou-se por ter cumprido a promessa em realizar concurso público e disse que todas as suas contas estão disponíveis no sítio oficial do legislativo. Ao fim do discurso a edil foi aplaudida por servidores da casa.
(Fernando Machado / Imagem Ana Cedro - Novoeste)