vide
Deputado Gaban, esposa e Marcelo Nilo na instalação da foto do ex-presidente
Foto: BJÁ
Em sessão extraordinádia acordada com os líderes Heraldo Rocha (DEM) e Waldenor Pereira (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), foi votada às 21h desta terça-feira, 14, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), peça base para o Orçamento do Estado, em 2011, com aprovação em 1º turno.
A oposição votou contra mais para marcar posições do que qualquer outra coisa, uma vez que não obstruiu a sessão que começou às 19h e terminou duas horas depois.
O acordo será estendido ao 2º turno de votação da LDO, na próxima terça-feira, 21, ante-véspera do Natal, quando também está prevista a votação em 1º turno do Orçamento para 2011.
As emendas do Orçamento estão sendo negociadas com o relator deputado Paulo Câmera (PDT) e esta votação deverá ser um pouco mais complicada. Mas, a base governista quer resolver tudo até que toquem os sinos de Belém.
GABAN NA GALERIA
Nesta tarde de terça-feira, 14, o ex-presidente da Assembleia, Carlos Gaban, teve sua foto colocada na galeria dos notáveis no Saguão Nestor Duarte.
Foi uma solenidade bastante emotiva quando Gaban, o qual não se reelegeu para atuar na próxima legislatura, fez um balanço de sua trajetória na ALBA, o tratamento igualitário que deu a todos quando presidente, seus projetos e sua luta em defesa de alguns princípios.
Foram 16 anos como parlamentar, doze dos quais na base do governo, e agora quatro deles na oposição. Gaban disse que só tem boas recordações da ALBA, uma casa plural e que muito o ajudou a entender todos os movimentos baianos.
Já o presidente Marcelo Nilo (PDT) enalteceu a figura política de Gaban e lembrou episódios da vida parlamentar, ele (Nilo) na oposição e Gaban (na situação).
Para Nilo, a saida de Gaban "é uma tristeza, no sentido de que perdemos um parlamentar atuante; e também uma alegria diante do legado que nos deixou em termos de realizações".