Política

ARANY SANTANA RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃ DA CIDADE DO SALVADOR

Veja
| 30/11/2010 às 23:22
Homenageada recebeu o Título ao lado dos pais e dos dois filhos
Foto: Valdemiro Lopes
 

Por Marivaldo Filho

"A bola da vez, sou a voz, sou Ilê". Cantando o refrão do sucesso do bloco afro mais tradicional do país, os presentes no plenário da Câmara Municipal de Salvador festejaram a entrega do Título de Cidadã da Cidade do Salvador para a professora e fundadora do bloco Ilê Aiyê, Arany Santana. A protagonista da festa, "a bola da vez", nascida em Amargosa, interior da Bahia, se emocionou várias vezes durante a sessão especial, na noite desta terça-feira (30), e agradeceu a iniciativa do vereador Moisés Rocha (PT), autor da homenagem.

O toque da percussão, o gingado do bloco Ilê Aiyê e as apresentações de Aloísio Menezes e Lazzo Matumbi embalaram toda a sessão solene.  Na mesa, todas as representações tinham um vínculo afetivo com a homenageada e puderam discursar e parabenizar Arany Santana.

Moisés Rocha começou a série de discursos quebrando totalmente o protocolo. Ao invés de tradicionalmente abrir a solenidade com o discurso "sob a proteção de Deus, declaro aberta a sessão especial", o petista inovou com "sob a proteção de Deus, dos orixás, caboclos e santos, declaro aberta a sessão especial", e arrancou aplausos efusivos dos presentes no evento, formados, em sua maioria, por adeptos do candomblé.

A sessão foi marcada por diversas manifestações de orgulho do povo negro. O plenário decorado com as cores do Ilê Aiyê e os discursos dos integrantes da Mesa fizeram com que fosse criada uma atmosfera que festejou a cultura africana.

Ao enaltecer os trabalhos desenvolvidos pela homenageada, o vereador Moisés Rocha adjetivou Arany Santana associando suas qualidades às características dos orixás. "Hoje a Câmara de Salvador reconhece tudo o que esta grande mulher fez pela nossa cidade", declarou o petista.

Após receber a comenda, Arany Santana lembrou de momentos importantes da sua trajetória e agradeceu ao autor da iniciativa. "Vocês não imaginam a importância que tem pra mim receber o título de cidadã soteropolitana. Estou muito grata e sentindo que, de alguma forma, estou homenageando meus ancestrais", afirmou.

Vovô do Ilê; o professor Jaime Sodré; o deputado federal eleito Walmir Assunção; o prefeito de Amargosa, Valmir Santana; o irmão da homenageada, José Rogaciário Santana; e Mãe Zulmira França também discursaram e fizeram homenagens para a condecorada. A mesa foi completada com o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira; a secretária da Promoção e Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros; e a professora da Uneb, Ana Célia.