Exatamente às 20h de ontem o empresário Antonio Andrade Junior recebeu o título de Cidadão Baiano que lhe foi conferido pela Assembleia Legislativa a partir de projeto de resolução do presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo. A proposta foi aprovada por unanimidade em novembro do ano passado. Juntaram-se a Marcelo Nilo na entrega da láurea sua mãe, dona Maria José, sua esposa, Patrícia, e filhos, Antonio e Ana Andrade - formalizando a condição de baiano que há muito, de fato, ele havia alcançado.
A sessão solene foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelos músicos Alex Carlyle e Lauro Araújo, respectivamente no violão e saxofone. Na sequência, aconteceu o pronunciamento de saudação formulado pelo autor do projeto de resolução de número 2029/2009, deputado Marcelo Nilo, que, inicialmente de improviso, revelou a sua satisfação e júbilo em reconhecer os méritos e os serviços prestados por seu novo conterrâneo. Para o presidente do Legislativo, nascer em Sergipe, "estado coirmão, e ser elevado à condição de baiano é uma dádiva de Deus".
Discursando da tribuna para um plenário lotado de parlamentares, autoridades estaduais, empresários, familiares e amigos do homenageado, ele louvou a capacidade em superar desafios do "conterrâneo empreendedor, que é responsável por projetos que empregam de forma direta mais de dez mil trabalhadores e que ajudam a melhorar as condições de vida e a renda de dezenas de milhares de brasileiros na longa capilaridade da longa cadeia produtiva da construção civil".
Nilo lembrou que homenageado estudou em Salvador, nos colégios Antônio Vieira e Anchieta, graduando-se em administração de empresas pela FACS, e comanda uma das maiores empresas do ramo no país - a Cyrella Andrade Mendonça.
AGRADECIMENTO
Ao agradecer a honraria, em pronunciamento emocionado, Antonio Andrade Junior, fez um breve retrospecto de sua vida empresarial, do acolhimento que a Bahia lhe ofereceu, e do desafio que enfrentou a dar seguimento ao trabalho de seu pai, Antonio Andrade, falecido num acidente automobilístico quando tinha apenas 22 anos. Homenageado também com o título de Cidadão Soteropolitano, ele atribuiu esses "galardões" à generosidade dos amigos Paulo Câmara e Marcelo Nilo, mas reafirmou a sua satisfação e o carinho que dedica a Sergipe e a Aracaju.
Antonio Andrade Júnior dedicou a homenagem que recebia dos representantes do povo baiano e garantiu que continuará a trabalhar na "Boa Terra, pois aqui recebi como Gilberto Gil régua e compasso". Sobre sua ação empresarial nos últimos anos, destacou números superlativos como a entrega de mais de dois milhões de metros quadrados de área construída, cerca de três mil unidades habitacionais, de um total de nove mil comercializadas num cenário em que estão sendo construídos 67 prédios e cerca de 1,5 mil casas.
Compuseram a mesa de honra da sessão especial, além do homenageado e do presidente da Assembleia, o secretário de Indústria e Comércio, James Correia, que representou o governador Jaques Wagner, o ex-governador Nilo Coelho, atual prefeito de Guanambi, a desembargadora federal do Trabalho, Ivana Nilo Magaldi, o ex-deputado e suplente de senador Nestor Duarte, o empresário João Carlos Paes Mendonça, do grupo JCPM, os deputados Roberto Carlos, Getúlio Ubiratan, Luiz Argôlo e João Bonfim.