Política

LOA 2011: MORADORES DE ILHA MARÉ PEDEM PROTEÇÃO CONTRA PETROBRAS

vide
| 22/11/2010 às 17:04
Vereador Sandoval Guimarães presidiu a mesa em Ilhá de Maré
Foto: ASCOM CÂMARA

Depois da movimentada audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011 em Ilha de Maré, no último sábado (20), a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal promoverá nesta terça-feira (23), às 19h, na Associação de Moradores e Amigos de Itapagipe, mais um debate sobre o orçamento de Salvador. Será o sétimo de uma série de dez e mais um seminário geral.


Para o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, a audiência pública com os Sistemas Integrados de Atendimento Regional (Sigas) do Subúrbio e de Itapagipe já mobiliza muitas lideranças dos bairros e deverá acolher várias emendas da comunidade local.


Conforme o calendário de atividades, mais três debates e um seminário geral foram programados pela Comissão de Finanças. No dia 25, às 19h, no Imeja da Boca do Rio, a audiência atenderá a Pituba e a Boca do Rio. No dia 30, também às 19h, no Colégio Estadual Lomanto Júnior, os Sigas Itapuã e Ipitanga terão vez e voz.


O Centro de Cultura da Câmara será palco do debate com as lideranças do Centro e de Brotas, no dia 2 de dezembro, às 19h. No mesmo local, no dia 4, das 9h às 17h, ocorrerá o seminário geral.


Ilha de Maré


Na audiência pública em Ilha de Maré, as cobranças foram feitas, principalmente, para a área ambiental. A comunidade pediu proteção, referindo-se às empresas que operam na região, como a Petrobras. Também pediram instalação de um colégio de segundo grau e investimento em infraestrutura, como rede coletora de esgoto.


A participação da comunidade, em grande número, mereceu destaque dos vereadores Sandoval Guimarães, que presidiu o debate, e Marta Rodrigues (PT), integrante da Comissão de Finanças. Eles consideraram a audiência bastante produtiva.


O projeto da LOA foi apresentado por Sandra Naira, da Secretaria de Planejamento. Também fizeram parte da mesa de trabalho, além dos vereadores, a gestora do Siga Ilhas, Ana Lessa; o assessor do prefeito, João Avelino; e o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Adalberto Bulhões, que falou sobre ações ambientais nas ilhas.


Ainda na audiência, a comunidade agradeceu ao prefeito João Henrique pelo tratamento que vem dando às ilhas, enumerando diversos serviços e ações, como a construção de atracadouro, a instalação de postos de atendimento médico e a garantia de transporte para os estudantes.