Depois do encontro entre a direção estadual do partido com prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e federais (eleitos pelo PT), no sábado (21/11), que teve como finalidade debater a continuidade do processo de mudanças iniciado pelo governo Wagner, domingo, pautas importantes como a avaliação das alianças do partido, análise do atual momento político, articulação política nos estados e regiões, além da transição estadual e nacional, foram amplamente debatidas durante todo o dia, na presença dos membros do Diretório Estadual, senador, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores.
Com a plenária lotada, o presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo - eleito para coordenar a inserção do Nordeste no debate nacional, junto aos presidentes de partidos da Região Nordeste, que terá a missão de colocar a Região Nordeste no centro da formulação estratégica do partido-, conduziu a reunião fazendo uma avaliação sobre o resultado eleitoral da maior vitória política do País.
Na ocasião, Jonas Paulo apontou a evolução da legenda nas três últimas eleições através do aumento significativo do número de deputados estaduais e federais eleitos pelo partido. "O PT possui a maior bancada federal do Nordeste, o primeiro colocado com o maior número de votos no senado e é o partido que elegeu a maior bancada estadual e federal de toda a região Nordeste", comemorou o dirigente.
O dirigente falou também sobre as perspectivas para o partido no período de transição. "Há uma necessidade da afirmação do papel não só das bancadas, mas também do partido. A coesão e a unidade das alianças são de fundamental importância, assim como, o protagonismo do PT na liderança do processo diante do expressivo desempenho eleitoral da Bahia e do Nordeste".
Após a explanação dos dados, transmissão de alguns informes, foi instaurado o debate. Membros do Diretório Estadual fizeram uma análise do desempenho do partido nas eleições, avaliaram a atual conjuntura política e debateram as principais estratégias, visando o fortalecimento do projeto político, além da aprovação da resolução política e do posicionamento da legenda frente aos desafios do novo governo petista, tanto na esfera federal como na estadual. Após a aprovação da resolução, a reunião foi encerrada com um almoço festivo.
Presenças:
Fizeram parte da composição da mesa, além do presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, o senador eleito Walter Pinheiro, as deputadas estadual Luiza Maia e Fátima Nunes, o deputado Federal, Afonso Florence, os prefeitos Luiz Caetano e Moema Gramacho, o secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin) Paulo César Lisboa, o líder da bancada na Assembléia Legislativa, o deputado Paulo Rangel, além dos secretários do Diretório Estadual do PT Bahia, Hebert Florece (Comunicação), Ademario Souza Costa (Finanças), Osmar Galdino da Silva Junior (Geral), a secretária estadual de mulheres Rita Rodrigues, Renata Rossi (representante do Diretório Nacional do PT), demais secretários, deputados, vereadores e membros do Diretório que não compuseram a mesa, mas marcaram presença no encontro.