Em sua quinta edição na Bahia, a Campanha 16 dias de Ativismo na Uneb pelo fim da violência contra a mulher teve seu início oficial na manhã desta segunda-feira (22), no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia. As vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Vânia Galvão (PT) participaram dos debates realizados com representantes de entidades e órgãos públicos, alunos e docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Presente na mesa-redonda, Marta Rodrigues elogiou a atuação da Uneb ao promover o evento e envolver a sociedade em torno de um debate sobre o tema. A vereadora também destacou o aniversário de 4 anos da Lei Maria da Penha, de 2006, e a necessidade de fortalecer a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da Bahia, além da criação de novas varas no estado.
"Hoje, a 1ª Vara não trabalha em sua plenitude, pois está desprovida de uma equipe multidisciplinar", disse Marta, referindo-se à saída dos profissionais ao atingirem o tempo determinado na suas contratações através do Reda.
Na prática, a campanha já começou desde sábado, 20, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A antecipação da campanha no Brasil foi feita para integrar o movimento de mulheres negras, destacando a dupla discriminação sofrida por essas mulheres.
A programação ocorre até esta terça-feira (23) no auditório do Ministério Público e segue até 10 de dezembro nos campi da Uneb com palestras, mesas-redondas, exibição de filmes, exposição fotográfica e oficinas.
Além de Marta Rodrigues, estiveram na mesa de debate a vice-reitora da Uneb, Amélia Tereza Maraux; a promotora de Justiça, Márcia Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uneb, José Cláudio de Carvalho; a coordenadora do Diadorim, professora Suely Messeder; a secretária da Sepromi, Luiza Bairros; a diretora da Escola da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Maria Padilha; a vice-coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uneb, Lucilia Vieira; a vereadora do município de Coração de Maria, Edilene Paim (PT), representando a Liga Brasileira de Lésbicas; a diretora do Centro de Referência Loreta Valadares, Ana Rios; e Társio Gama, representando os estudantes de Direito do campus Uneb Camaçari.
Datas marcantes
A campanha internacional 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, abrange quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra a mulher e garantia dos direitos humanos: 20 de novembro (dia nacional da consciência negra), 25 de novembro (Dia Internacional da não-violência contra a mulher), 1º de dezembro (Dia mundial de Combate à Aids) e 06 de dezembro (Dia do Massacre de Montreal, quando 14 estudantes da Escola Politécnica foram assassinadas).
O dia 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Mirabal, opositoras da ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, na República Dominicana, que foram brutalmente assassinadas na data.