Após os pronunciamentos, o líder do governo, vereador Ewerton Carneiro, afirmou que irá confirmar, junto à corregedoria da Câmara, todas as denúncias que foram feitas sobre a suposta mala preta.
"Algumas informações apresentadas na matéria são verdadeiras, outras não. Vou me reunir com o corregedor e falar tranquilamente, com firmeza e determinação, sem receios". A declaração é do vereador Ewerton Carneiro, mais conhecido como Tom, sobre uma reportagem publicada na edição desta quarta-feira do jornal "Folha do Estado".
O texto trata de comentários feitos pelo vereador acerca das eleições para escolha do futuro presidente da Casa da Cidadania. Conforme o jornal, o vereador teria levantado suspeitas sobre o processo sucessório, ao comentar que estaria correndo a "mala preta" nos bastidores dessa disputa.
O vereador, que é líder da bancada governista e um pré-candidato à presidência da Câmara, disse que, se for convocado, vai se pronunciar perante a Procuradoria. "Vou caminhar com o prefeito Tarcízio Pimenta, que está atento à eleição da Câmara", declarou Tom. Como seu tempo foi reduzido, na sessão de hoje, o edil salientou que na próxima terça-feira pretende esclarecer mais sobre o assunto. "Vou continuar falando o que sinto", afirmou.
Para David Neto, comentários de
Ewerton foram mal interpretados
Para o vereador David Neto, foi mal interpretada a mensagem do vereador Ewerton Carneiro, na reportagem do jornal. "Não acredito que a mensagem tenha sido passada corretamente. "De qualquer forma, serve de alerta sobre a importância da escolha do presidente da Casa", opina.
Um comentário dessa natureza, disse o vereador, acaba denegrindo a imagem de todos que integram a Casa. "Afinal, questiona 16 vereadores da bancada governista. Me elegi de forma independente. A matéria diz que o vereador Ribeiro é ligado ao deputado Targino Machado. Todos sabem que o vereador apoiou o ex-prefeito, como candidato a deputado, não tem nada a ver com o processo sucessório da Casa".
Em sua opinião, o futuro presidente da Câmara precisa ser alguém com experiência, que conheça a tramitação de documentos, "alguém responsável, que saiba administrar e tenha pulso". Para David Neto, o prefeito Tarcízio Pimenta tem que ter cuidado na indicação do seu candidato à sucessão do presidente Antônio Carlos Ataíde, "para não levar esta Casa para o buraco, às manchetes dos jornais. Deve colocar um homem de respeito e responsabilidade".
Getúlio propõe criação de uma
Comissão Especial de Inquérito
"É uma acusação grave que o jornal levanta, de que na sucessão da presidência da Casa estaria correndo mala preta. Para que a Casa da Cidadania tenha o respeito da comunidade, depois de uma gestão exitosa e competente, deve delegar ao corregedor a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar", disse o vereador Getúlio Barbosa.
Para ele, todos os vereadores estão sob suspeita, inclusive a oposição, a partir das suspeitas levantadas na imprensa. "Já coloco à disposição todos os meus telefones, para apurar as conversas". Segundo ele, por questão de comando e dever cívico, o presidente deve abrir a Comissão Especial de Inquérito, zelando pela lisura dos três concorrentes. "Pode ser uma especulação, mas pode manchar a imagem da Casa. Afinal, o presidente deve satisfações à comunidade".
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde, já determinou ao corregedor da Casa, o vereador Roque Pereira, que proceda as medidas necessárias para apurar as informações divulgadas pelo jornal, ouvindo o vereador Ewerton Carneiro sobre as suspeitas.