Política

PREFEITO ILHÉUS AFASTA SECRETÁRIO QUE ESTARIA ENVOLVIDO EM ESCÂNDALO

vide
| 03/11/2010 às 15:41
Prefeito Newton Lima (foto) anuncia comissão para apurar denúncias
Foto: Mary Melgaço
 

                       

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na manhã desta quarta-feira (3), decretos de números 52 e 53, afastando temporariamente o secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo e cria comissão de sindicância. A finalidade da comissão é apurar rigorosamente as denúncias que pesam contra a gestão do secretário. Para o prefeito, é imprescindível o afastamento do gestor durante o período de investigação até apresentação do relatório final, "pois não podemos pré-julgar e nem tampouco deixar o ocupante do cargo respondendo pela pasta no decorrer das apurações".


A decisão do prefeito deve-se ao fato de nas últimas duas semanas o secretário afastado, Augusto Macedo, ter sido alvo de denúncias de ordem financeira, má gestão e falta de postura na condução da pasta.
 
"Diante disso, para manter total transparência em nosso governo e ao mesmo tempo oferecer uma resposta à sociedade, abrimos esta sindicância interna, procurando conhecer as verdades dos fatos, com a observância dos princípios constitucionais".


A comissão de sindicância está composta por José Eduardo Santana Salomão, presidente; Pedro Sanches de Oliveira, vice-presidente e Júlio Cezar de Oliveira Gomes, secretário. "É bom frisar - continuou Newton Lima -, o afastamento do secretário e a abertura da sindicância contou com total apoio e respaldo da deputada estadual Ângela Sousa, que inclusive enviou ofício fazendo estas solicitações".

Fontes do grupo da deputada estadual Ângela Sousa garantem que ela não tem conhecimento do "modus operandi" de Augusto Macedo à frente da secretaria, porém, os informantes salientam que os filhos dela, Mário Alexandre e Marcus Vinícius costumavam fazer visitas frequentes à sede da ACS, que fica próxima à Associação 19 de Março, na Avenida Itabuna.

Ângela estaria profundamente aborrecida com Macedo, transtornada e preocupada com o desgaste que poderá sofrer. Devido à relação de confiança que mantém com os filhos, distribui responsabilidades importantes a eles, mantendo-se afastada das tramas e nuances do jogo político. "A deputada é uma dona de casa, ela não sabe de nada, faz política de acordo com a opinião de Marão e Marcão", salientou uma fonte que trabalha na secretaria de ação social.