"É exigido que as pessoas que assumam a direção do país tenham sentido republicano e compromisso democrático de governar para todos. Agora, a minha coligação que me trouxe até aqui é a coligação com qual vou governar. Eu vou governar para todos, conversar com todos os brasileiros, sem exceção. Se Deus quiser e o povo brasileiro me der seu voto", disse a petista.
No início da rápida entrevista, ela disse ter "uma ótima expectativa" sobre o pleito deste domingo. "Hoje é um dia muito especial que é o dia da nossa festa democrática. Tenho certeza que foi uma campanha bastante significativa. Quero enfatizar os bons episódios, a parte construtiva desta campanha".
Dilma falou ainda sobre o processo eleitoral. "Eu acredito que esse processo torna os eleitores senhores de direção do país. Isso é muito importante. Eu quero enfatizar com muita força. Esse aspecto que é a questão essencial deste processo eleitoral". disse ela.
A candidata disse estar confiante na vitória nas urnas neste domingo. "Eu aguardo com confiança o resultado do voto no dia hoje. Eu espero que as propostas que nós apresentamos ao longo desta campanha que chegou ao final sejam cotejadas pelo povo brasileiro, que o povo avalie e na sua decisão soberana eu acredito que nós possamos chegar a um processo que seja, eu espero e se Deus quiser, um resultado positivo", disse.
Durante o café com lideranças políticas do estado, Dilma disse estar muito feliz por compartilhar a vida política e afetiva e citou que durante a campanha sofreu "calúnias de toda espécie". "Fomos capazes de enfrentar de forma altiva e digna", disse ela.
Dilma destacou ainda a "capacidade política" e "força" da coligação que a apoia nestas eleições. A petista falou sobre o projeto político para o país. "Teve consciência e despertou a consciência dos brasileiros para a grandeza política e econômica do Brasil. Por isso nosso foco é diferencial. Nós estamos focados no bem-estar das pessoas. Com orgulho podemos dizer também que representamos um projeto que fez com que todas as famílias brasileiras subissem um degrau na vida".
Dilma defendeu também um crescimento mais harmônico para todas regiões brasileiras e citou as passagens nos últimos dias de campanha por Minas Gerais (onde ela nasceu) e Rio Grande do Sul (onde iniciou a carreira política). "Isso é como se eu fizesse a trajetória política da minha vida. Aqui [no Rio Grande do Sul] fui recebida quando saí das prisões da ditadura".
Ela terminou dizendo estar aliviada com o encerramento da campanha. "É um bálsamo para o espírito e para a alma encerrar este processo", disse a petista. Ela disse que pretende retribuir o que recebeu durante a campanha. "O carinho que recebi vou retribuir em dobro no meu governo".
Tarso Genro
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), está otimista quanto a eleição da petista e criticou a estratégia do PSDB durante a campanha. "Tudo indica que ela será eleita. Acho que os tucanos erraram na dose de virulência verbal, de ataques pessoais e acusações infundadas". Segundo ele, a eleição de Dilma "gerará um marco cultural novo na política nacional".
Para Tarso, o presidente Lula participou corretamente da campanha. "O presidente que não participa da campanha do seu candidato tem vergonha dele".