Uma comissão da Subsecção da OAB - Itabuna integrada pelo seu presidente Andirlei Nascimento e da Comissão de Transparência, José Augusto Ferreira e demais diretores vem desenvolvendo uma série de ações visando o acompanhamento e a transparência do pleito que vai escolher o presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais.
Esta seria também uma forma de contribuir para garantir a lisura do pleito como explica o presidente da OAB. Ele conta que o grupo foi recebido no Ministério Público Estadual pela promotora Thiana Souza Bezerra, da 27ª Zona Eleitoral e posteriormente participou de uma audiência no Fórum Rui Barbosa, com o Juiz Eleitoral da 28ª Zona, Érico Araújo Bastos.
A preocupação e a efetiva participação da OAB Itabuna, através da comissão de transparência nas eleições 2010 foi elogiada por ambas autoridades e avaliada como importante contribuição pois, somando todos os esforços, restará assegurada a tranquilidade das próximas eleições, coibindo os excessos e eventuais desrespeitos à legislação eleitoral vigente e que será objeto de fiscalização.
Segundo o presidente da Comissão de Transparência, José Augusto Ferreira foi manifestada pela OAB a sua preocupação com as recentes alterações na legislação eleitoral, sobretudo com relação a exigência de apresentação pelos eleitores de dois documentos, ou seja, o título de eleitor e um outro documento oficial com foto - carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho -, para que o mesmo possa votar na próxima eleição, o que eliminaria a possibilidade de uma fraude.
"É preciso ficar bem claro, com antecedência, para a população e para os partidos políticos, se efetivamente será exigida essa documentação - título e documento com foto - dos eleitores nas seções eleitorais como condição para o exercício do direito ao voto nas próximas eleições", lembrou o presidente da Comissão de Transparência.
A OAB também se fará presente, ainda na próxima semana, durante os processos de inseminação dos programas e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas por ambas as zonas eleitorais de Itabuna.
Ficou também assegurada a OAB Itabuna a presença numa futura reunião com os juizes da 27ª e 28ª Zonas Eleitorais e o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, em data ainda a ser definida, para definir as últimas estratégias de trabalho conjunto para o dia das eleições majoritárias de outubro.