"Demorou. Precisou chegar o período eleitoral para o governo atual admitir que, por quatro anos, os equipamentos de comunicação adquiridos para a polícia, em minha gestão, ficaram embalados, sem uso, no almoxarifado da Secretária da Saúde (Sesab)", comentou o candidato a governador pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, sobre o anúncio feito pelo secretário César Nunes de que os equipamentos vão começar a ser tirados das caixas e funcionar.
Para Paulo Souto, a demora na utilização dos equipamentos só ratifica que a lentidão e a vagareza são as marcas do atual governo. "Infelizmente lentidão e vagareza em questões como a segurança pública só trazem prejuízos à sociedade. Se os novos equipamentos fossem logo instalados, com certeza, haveria mais eficiência na ação policial e muitos dos crimes ocorridos nos últimos tempos seriam evitados", afirma o candidato democrata.
Os equipamentos para o sistema de comunicação chegaram à Bahia no final de 2006, fim do último mandato de Souto, cabendo ao sucessor dele implantar o moderno sistema. Apesar de dispor deste eficiente instrumento para combater o crime, o governo de Jaques Wagner só começou recentemente a instalar o Sistema de Gestão de Informações Policiais e mesmo assim ainda de forma parcial.