"O trabalho transforma a realidade das pessoas e enobrece o político". Com essas palavras o candidato a governador pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, manifestou a sua satisfação com o resultado da construção da barragem e implantação do perímetro irrigado de Ponto Novo. Obras realizadas durante o seu governo e que transformaram positivamente a realidade de milhares de pessoas que vivem no município.
"O que fica na política é a capacidade que a gente tem de realizar obras importantes para a melhoria da vida do povo. Conseguir isso é o mais gratificante", afirmou Souto, durante comício no último domingo na cidade. Acompanhado dos candidatos ao Senado, Aleluia e José Ronaldo, o candidato democrata disse que, quando lhe pedem um exemplo de que a política pode mudar a vida de uma cidade, ele cita Ponto Novo. "Vão lá em Ponto Novo e vejam como a política feita por gente séria muda a face do município".
Souto lembrou que, desde o momento que começou a projetar a barragem de Ponto Novo, sempre teve o apoio e a confiança da população da cidade. "Construí minha carreira política pautada na verdade. Nunca deixei de cumprir compromissos assumidos, ao contrário de determinados políticos que preferem viver de propaganda, causando desilusão no povo. Graças a Deus conseguir fazer alguma coisa pelo povo de Ponto Novo".
Para a cidadã Cristina Dantas, o povo de Ponto Novo hoje não tem sede graças às realizações de Paulo Souto. "É uma pena que o programa de irrigação tenha sido negligenciado pelo atual governo", reclama. Já o trabalhador rural Roque de Oliveira, considera que a vida melhorou muito com a barragem e o projeto de irrigação de Ponto Novo.
Na opinião da lavradora Lúcia dos Santos, antes Ponto Novo era uma vergonha. "Era tudo seco e faltava muita água. Isso aqui nem era uma cidade, era um favelão. Eu carregava água na cabeça e às vezes tinha que fazer 300 viagens por dia do rio até a minha casa".
O candidato democrata pretende fazer muito mais por Ponto Novo. "Se eleito, quero construir o Mercado do Produtor para melhorar a comercialização daqueles que produzem no projeto de irrigação. Quero trabalhar por este sertão de homens e mulheres que gostam do trabalho, mas não gostam de ser enganados", afirmou.
Para Paulo Souto, quem assiste à propaganda do governo atual na televisão acha que está vivendo no país das maravilhas. "Todo dia tem uma propaganda que fala em Água para Todos. Alguém conhece uma única barragem feia por esse governo aqui no sertão da Bahia? Ninguém conhece. Conhece algum projeto de irrigação que tenha sido estimulado? Ninguém conhece. E o que é que esse governo está fazendo de verdade? Só propaganda".