veja
No dia dedicado aos estudantes (11 de agosto), o candidato da Coligação a Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima, anunciou como proposta de governo a adoção da poupança estudantil, um benefício anual de R$ 1 mil aos alunos do ensino médio da rede pública que obtiverem as melhores notas e participarem de algum projeto social.
O benefício só será liberado quando o aluno concluir o curso. Geddel acredita que a medida vai estimular os estudantes a concluírem o ensino médio, combatendo a evasão escolar. Vai também motivar o esforço por melhor desempenho e o exercício da cidadania, a partir do engajamento dos estudantes em ações sociais.
"Meu programa de governo prioriza a creche, a pré-escola e o ensino profissionalizante. Quero a educação exercendo seu papel de indutora do desenvolvimento das pessoas", disse o candidato, que também tem no seu programa de governo o programa Professor Nota 10 com o objetivo de premiar os professores que alcancem o melhor desempenho na formação dos alunos.
Geddel explicou que a Poupança Estudantil e o Professor Nota 10 integram um conjunto de ações do seu programa de governo, focadas em reverter os índices negativos que hoje caracterizam a educação na Bahia. Um exemplo é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que aponta o Estado em penúltimo lugar, na comparação com as demais unidades da Federação. Ao mesmo tempo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta a Bahia como campeã no trabalho infantil.
"No meu programa de governo estão definidas diversas ações que darão estrutura e apoio suficientes para que a educação funcione, para que existam empregos para os pais e assim nossas crianças e adolescentes possam, na escola, preparar-se para um futuro melhor", disse Geddel.