veja
A primeira audiência pública da Lei Griô Nacional na Bahia acontece nesta quinta dia 5, a partir das 14h, na Assembléia Legislativa. Com apoio do vice-líder do governo, deputado Javier Alfaya (PCdoB) e da coordenação nacional da Rede Ação Griô, a audiência reúne mais 30 pontos de cultura, Grãos de Luz e Griô (município de Lençóis), Mãe Lúcia, os índios Pankaraus, mestres Curió e Zé Gaguinho (terno de Reis Semente da Roça), Elias Mamulengueiro da Bahia e Grupo de Idosos da Biodança, além de deputados e secretários de Educação e Cultura da Bahia.
Eleita prioridade da política cultural do Brasil, a Lei Griô Nacional pretende incluir em escolas e universidades saberes e fazeres que valorizem a tradição oral e a cultura popular em diálogo com a educação formal. O projeto pretende reunir um milhão de assinaturas no país e mudar, para melhor, o futuro das crianças brasileiras.
Na Conferência Nacional de Cultura de 2009, a proposta da Lei Griô foi considerada prioridade entre as 347 propostas aprovadas. Segundo o coordenador Márcio Griô, "o projeto reafirma que a sociedade civil é capaz de participar da construção de políticas culturais no país, num modelo democrático e propositivo, fortalecendo a identidade e a ancestralidade do povo brasileiro". Outro objetivo da audiência na Assembléia Legislativa é comprometer todos os candidatos com a aprovação da lei.