"Vamos trazer o governo para o Oeste, com a criação de administrações regionais ligadas diretamente ao gabinete do governador e trabalhando de forma articulada com todas as secretarias e demais órgãos da gestão estadual. Queremos descentralizar e interiorizar a ação governamental", anunciou o candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, em Barreiras, na noite desta quarta-feira (28/07), em evento político que reúne lideranças de 26 municípios da região e conta com a presença de mais de quatro mil pessoas, no Espaço Bartira Fest.
Ao lado dos postulantes ao Senado Federal, José Carlos Aleluia e José Ronaldo, e do deputado federal ACM Neto, Souto explicou que a proposta é padronizar a divisão regional da Bahia para toda a máquina pública, criando administrações regionais em cada uma das mesorregiões. "Vamos começar pelo Oeste e Extremo Sul", revelou.
Souto destacou a necessidade de aproximar mais o governo das regiões distantes da capital e, principalmente, as de divisa do estado. Segundo ele, zonas territoriais, como o Oeste e o Extremo Sul, devido à distância da capital, acabam sendo prejudicadas no atendimento de suas necessidades pelo estado.
Para Paulo Souto, as administrações regionais terão o papel de acompanhar e coordenar todas as ações do governo na região, com foco na qualidade dos serviços públicos prestados, funcionando como um elo entre o poder governamental e as populações regionais. "O objetivo é levantar e transmitir diretamente as necessidades e prioridades regionais ao governador".
Para o candidato democrata, o verdadeiro desenvolvimento regional, com interiorização e integração da Bahia, somente se efetivará pela desconcentração dos investimentos e pela descentralização administrativa. "Além da ênfase na retomada do processo de atração de investimentos direcionados para o interior, a efetiva presença do governo nas regiões mais distantes do estado vai eliminar a sensação de abandono governamental e um possível sentimento separatista", concluiu.