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Salvador tem sistema de transporte caótico e falta ligação de metrô com aeroporto
Foto: BJÁ
Estranho que a capital baiana só venha a ser contemplada com R$81 milhões dos recuros postos à disposição pelo governo federal para obras de melhorias das infraestruturas dos portos e aeroportos nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo 2014.
Ora, sendo Salvador a terceira mais populosa cidade do país, tenho um dos mais defasados portos brasileiros e um aeroporto operando no limite de sua capacidade máxima, sobretudo nas temporadas de verão, seria de se esperar que a Bahia fosse contemplada com verbas mais generosas.
Veja que Natal, uma cidade muito menor do que Salvador, terá R$577 milhões para seu aeroporto e R$54 milhões para modernizar seu porto. Enquanto isso, a capital baiana terá apenas R$45 milhões para seu porto e R$36 milhões para o aeroporto. Outro exemplo de uma cidade com similaridade com Savlador, Fortaleza, a capital do Ceará, contemplada com R$280 milhões para o aeroporto e R$106 milhões para o
porto.
Que explicações teríamos para tal situação? Faltam projetos para que a Bahia pudesse ter verbas mais generosoas? Faltaram iniciativas dos governos no sentido de sensibilizar as autoridades federais? O que teria acontecido?
Creio que o governo do Estado está a dever uma explicação pública ainda que Salvador venha a ser beneficiada com o projeto da Nova Arena Fonte Nova, com investimentos tomados ao BNDES da ordem de R$400 milhões e repassados ao Consórcio Odebrecht/OAS via Desenbahia com mesmos juros da operação mãe, e mais R$527 milhões (empréstimo já autorizado pela ALBA) para o transporte de massa ligando o centro da cidade ao aeroporto.
Evidente que uma coisa não invalida a outra porque os outros estados da federação também foram beneficiados com a conta BNDES para novas arenas futebolísticas, e existe até um projeto de um trem bala ligando São Paulo a Campinas com custo inicial estimado em R$33 bilhões.
O que se verifica é que Salvador está perdendo oportunidades de melhorar seus sistemas básicos de infraestrutura portuária e aeroviária, em competitividade com outros estados, ficando para trás diante do que estão sendo planejados para a Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Se São Paulo e Campinas vão ter investimentos só nesses dois itens de R$1.9 bilhão e o Rio de Janeiro R$1 bilhão era de se esperar que, a terceira cidade, até por uma questão de hierarquia, tivesse pelo menos valor que se assemelhasse aos citados para SP e Rio, ou uma quantia aproximada, algo em torno de uns R$800 milhões.
Mas, pasmem, só terá R$80 milhões. Em se tratando de obras para porto e aeroporto é uma merreca, algo insignificante. O que se depreende é que, a julgar por esse tipo de investimento, Salvador vai continuar no atraso em relação as outras capitais.