Política

VEREADOR QUER FONOAUDIOLOGIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

vide
| 01/07/2010 às 17:16

A implantação de serviços de fonoaudiologia nas Unidades Básicas de Saúde e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família foi proposta pelo vereador Henrique Carballal (PT), em indicação dirigida ao prefeito João Henrique Carneiro. O objetivo, segundo ele, é "maximizar a identificação de problemas comunicativos e prevenir a expansão dos mesmos".

O vereador argumenta que a Prefeitura de Salvador vem desenvolvendo políticas públicas de saúde destinadas ao atendimento das diversas demandas da população e que as transformações atuais apontam para uma integração interdisciplinar e intersetorial nas propostas de promoção de saúde.

"As atuais políticas de saúde internacionais e nacionais apontam para as necessidades de uma mudança de paradigma na atenção à saúde, deslocando o eixo patologia, tratamento, controle, prevenção de doenças para o eixo saúde/promoção da saúde", defende Carballal. Na indicação, ele observa que a atuação fonoaudiológica no âmbito da saúde pública vem crescendo no decorrer dos últimos anos por todo o Brasil.

O vereador Henrique Carballal lembra, ainda, que com a reestruturação do sistema de saúde, para a equidade e melhoria da qualidade de vida, a fonoaudiologia se inseriu na atenção básica, devendo atuar em todas as fases e níveis de atenção da saúde, eliminando os fatores que interferem na aquisição e desenvolvimento dos padrões de fala, linguagem e audição - com medidas de caráter amplo e específicas.


Saúde da Família


Com relação ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o autor da indicação frisa que o objetivo é ampliar a abrangência e o escopo de ações de atenção básica. "Os Núcleos devem ser constituídos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuar em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família", diz Carballal. O fonoaudiólogo, reforça, está presente em todos os segmentos da saúde, desde a baixa até a média e a alta complexidade, promovendo a saúde e a qualidade de vida com estratégias de prevenção de doenças junto de ações multiprofissionais.

Entre essas ações, as de saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, de forma direta e indireta, através de programas de orientação do desenvolvimento da linguagem, audição, e das funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração) e realizando diagnósticos e tratamento precoce em linguagem, motricidade orofacial, voz e audição.

____________________________________________________________________________________________________________________