Política

JONAS PAULO ACREDITA QUE DOIS PALANQUES É BOM PARA DILMA NA BAHIA

vide
| 25/06/2010 às 09:27

Em visita ao município de Irecê ontem (24), o deputado federal Valter Pinheiro (PT) e o presidente estadual do PT Jonas Paulo conheceram estrutura montada pela Prefeitura Municipal para o São João, na Praça Clériston Andrade. Antes disso, concederam uma entrevista à rádio Líder FM, acompanhados por autoridades da região: o prefeito de Irecê, Zé das Virgens, os secretários municipais José Ângelo (do Governo), Marcelino Silva (de Infra-Estrutura), Dóia (de Agricultura), o assessor de Planejamento da Prefeitura, Flávio Bastos, o ex-prefeito de Irecê e pré-candidato ao cargo de deputado estadual, Joacy Dourado (PMDB), o vereador Hermício Batista (PT), o diretor administrativo da EMBASA, Belarmino Dourado, e o representante da ONG CAA (Centro de Assessoria do Assuruá) e articulador do Território de Irecê, Mário Augusto.


Pinheiro destacou a importância das festas no interior do Estado para a economia e para a cultura, impulsionadas pelo resgate das tradições juninas, promovidas pelo governo estadual. Anunciou a geração de 16 mil novos postos na Bahia, dos quais cerca de 30% são provenientes da agropecuária, segundo dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregos, e ressaltou o apoio financeiro ao produtor rural oferecido pelo Programa Garantia Safra.


Diante da abordagem de dois pontos críticos, o abastecimento da região por meio de uma adutora do Rio São Francisco e a recuperação da estrada do feijão, Pinheiro traçou um panorama de cada situação. A primeira está em andamento e, segundo o parlamentar, contribuirá de forma definitiva para o desenvolvimento regional. Quanto às estradas, frisou seu papel como Secretário do Planejamento na renegociação do convênio com o Banco Mundial e os problemas enfrentados entre Porto Feliz e Xique-Xique, onde a montagem da usina que dá apoio à estrada sofreu intervenções do Ministério Público que contribuíram para a sustentabilidade das obras. Pinheiro falou ainda sobre sua contribuição para a pavimentação asfáltica da região e sobre os benefícios do projeto Ficha Limpa.


Eleições

O pré-candidato ao Senado Federal defendeu a necessidade de recuperação do papel desta Casa na busca de recursos de fomento e na defesa dos estados. Questionado sobre as conseqüências da existência de dois palanques na Bahia para a pré-candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, afirmou que este é um elemento importante para a campanha federal e que não adianta especular sobre possíveis desvantagens em relação a isso. Ele fez questão de ressaltar a presença da pré-candidata no governo federal desde 2003, como Ministra de Minas e Energia e disse que "a população vai avaliar os debates e saberá qual é o verdadeiro palanque".


Já o presidente estadual do PT e futuro presidente da coligação Jaques Wagner nas eleições, Jonas Paulo, foi enfático: "Não tenho preocupação nenhuma com os dois palanques e acho que eles fortalecem o projeto do PT, afinal, vamos discutir projetos e não, biografias". Com esta frase assegurou que o projeto de gestão participativa do governo petista e programas decisivos como o Luz Para Todos, de autoria de Dilma, e o PAC, cujas ações beneficiam a região de Irecê, constituem a unidade política das campanhas petistas para os governos federal e estadual.