Política

PESQUISA IBOPE APONTA DILMA COM 40% DAS INTENÇÕES DE VOTOS; SERRA 35%

vide
| 23/06/2010 às 18:13
Com a força de Lula, Dilma começa a se distanciar de José Serra
Foto: DIV

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgada nesta quarta-feira, 23, mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pela primeira vez na liderança das intenções de voto. A ex-ministra da Casa Civil alcançou 40% da preferência do eleitorado, enquanto o candidato José Serra (PSDB) recebeu 35% e Marina Silva (PV) ficou com 9%, considerando apenas os três principais candidatos.

Já em um cenário com 11 candidatos, Dilma lidera com 38,2% das intenções de voto, Serra marcou 32,3% e Marina tem 7%. Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 5 de junho, Serra e Dilma apareciam empatados com 37% e Marina com 9%.

A candidata petista também aparece à frente em um possível 2º turno, com 45% das intenções de voto contra 38% de Serra, segundo a pesquisa CNI/Ibope. Caso a disputa fosse entre Dilma e Marina, a ex-ministra da Casa Civil teria 48%, contra 11% para a candidata do PV.

O levantamento CNI/Ibope realizado entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios registra ainda que os votos brancos e nulos somam 12% do eleitorado. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

OUTROS NÚMEROS

Na simulação de segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, segundo o Ibope. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 53% a 19%. Serra ganharia de Marina por 49% a 22%.

Conhecimento

O Ibope mediu também o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, 58% reconheciam Dilma como a candidata de Lula. Na pesquisa divulgada nesta quarta, o grau de conhecimento é de 73%.

Quando os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o grau de conhecimento de cada um dos candidatos, 13% disseram conhecer "bem" Dilma; 32%, "mais ou menos" ; 28%, "pouco"; 23% "ouviram falar" e 4% disseram não conhecer.

O candidato tucano é "bem conhecido" por 24% dos entrevistados; "mais ou menos" por 39%; "pouco" por 22%; 13% só "ouviram falar". Ninguém respondeu que não conhece José Serra. 

Segundo a pesquisa, Marina Silva é "bem" conhecida por 6%; "mais ou menos" por  21%; "pouco" por 26%; 33% "ouviram falar" e 13% disseram não conhecer a candidata do PV.

Rejeição

Dentre os entrevistados, 23% disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Dilma Rousseff. Os que rejeitam Serra são 30% e os que nunca votariam em Marina somam 29%.

Influência de Lula

A capacidade de Lula influenciar no voto dos eleitores registrou uma leve redução entre os entrevistados pelo Ibope. Em março a preferência dos entrevistados por um candidato indicado por Lula era de 53%. Já no levantamento divulgado nesta quarta 48% dos entrevistados disseram votar no candidato do presidente.

A disposição de votar em um candidato de oposição foi manifestada por 10% dos entrevistado, mesmo cenário registrado em março.

Avaliação do governo

Segundo o levantamento, 75% consideram ótimo ou bom o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a avaliação pessoal do presidente atinge 85% de aprovação, recorde na série histórica da pesquisa CNI/Ibope.

O percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo é de 3%, segundo a pesquisa. Os que julgam o governo regular são 20%.

Na avaliação pessoal do presidente, 11% desaprovam Lula, o índice mais baixo já registrado pelo levantamento.

A pesquisa também mediu a confiança dos entrevistados no presidente Lula: 81% disseram confiar no presidente e 15% afirmaram que não confiam; 4% não responderam ou não souberam dizer.