"Com a não renovação do mandato de Josias, quatro anos atrás, ficou um enorme vazio na representação regional na Câmara dos Deputados. Josias é sempre visto como um representante legítimo dos anseios da população sulbaiana. É um político competente e fiel, um militante das causas populares", discursou o sindicalista Elieser Correa, dirigente da Ceplac. "É a retomada de um mandato que sempre foi pautado pelo desenvolvimento regional", completou Martiniano Costa, presidente da CUT/Bahia.
"O seu mandato mais uma vez trabalhará na defesa do municipalismo e de apoio aos
trabalhadores", completou Martiniano, sendo bastante aplaudido.
Para o deputado federal Walter Pinheiro, pré-candidato a senador pelo PT baiano, a eleição de Josias servirá para restabelecer um trabalho interrompido. "A sociedade baiana precisa contar com um deputado atuante como ele sempre foi no exercício do mandato. A sua eleição em outubro será a ferramenta para que a população de Ilhéus e de todo o sul da Bahia utilize com o objetivo de avançar nas conquistas que estão por vir", completou. Vereadora do PT em Ilhéus, a professora Carmelita Ângela disse que é preciso conhecer de perto o DNA dos candidatos quando se pretende dar um voto de confiança. "Nós que acompanhamos Josias sabemos que ele não nos dará as costas", afirmou. "A Bahia precisa seguir respirando liberdade em sintonia com o governo federal para sepultar as marcas do passado", completou o presidente Jonas Paulo, ao falar sobre Josias.
Ao lado da deputada Fátima Nunes, que tenta a reeleição, Josias Gomes disse emocionado que quer ser eleito por Ilhéus e pela região cacaueira para poder ser o deputado que defenderá em todas as instâncias a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, que prevê para o sul da Bahia, um porto off shore, um novo aeroporto internacional, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
"Voto não é favor. É consciência, cidadania. É transformação", disse Walter Pinheiro, sobre a luta pela eleição de Josias. Segundo o deputado, os projetos de Dilma (Rousseff) para a Bahia terão que encontrar lastro do Partido dos Trabalhadores e Josias, de volta à Câmara, será um legítimo porta-voz do povo e do governo baianos que lutam por mais oportunidades de emprego, saúde e de uma vida melhor para os que mais precisam.
Além de discursos em defesa das candidaturas de Josias e Fátima, o evento foi marcado por diversas apresentações esportivas e culturais, fruto de atividades sócio-educativas desenvolvidas nas comunidades periféricas de Ilhéus. "O espaço também foi para permitir que o exercício da cidadania fosse desenvolvido em sua plenitude, dando oportunidade àqueles que na labuta do dia-a-dia não conseguem grandes espaços para crescer e apresentar o seu potencial", disse o educador Ednei Mendonça, um dos organizadores do evento.