É o mesmo percentual proposto pelo Poder Executivo aos servidores da Prefeitura de Feira de Santana. O projeto que contempla os funcionários da administração municipal, no entanto, ainda não foi colocado em discussão. Deverá entrar em pauta na sessão da próxima segunda-feira.
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde, disse que gostaria de proporcionar um reajuste maior para os servidores. No entanto, como foi amplamente divulgado no início do ano, o Legislativo sofreu uma redução significativa em seu duodécimo, em 2010, por conta da Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso, que diminuiu em 0,5% a receita das câmaras de municípios com mais de 500 mil habitantes.
A Câmara de Feira sofreu uma perda de mais de 1 milhão de reais, em todo o exercício. Foi necessário a Mesa Diretora adotar uma série de medidas de contenção de despesas, para adequar a receita ao duodécimo. Os servidores da Câmara tiveram, ano passado, um enquadramento que melhorou a situação salarial de grande parte dos funcionários do Legislativo.
Presidente Lula não vai dar reajuste
O vereador Ewerton Carneiro, líder da bancada governista, fez a leitura, na sessão de hoje (12) da Câmara, de matéria publicada no jornal "A Tarde" com um pronunciamento do presidente Lula sobre o reajuste dos servidores federais, este ano. "Aqui está: o presidente afirma que não vai dar reajuste ao funcionalismo federal e já adiantou que vai cortar o ponto do servidor que faltar ao trabalho. Uma ameaça para quem estiver pensando em fazer uma greve", afirmou.
O vereador Marialvo Barreto disse que estará do lado dos servidores federais, em qualquer circunstância. No entanto, observou, o salário do funcionário da União "é bem maior que o que é pago para os servidores da Prefeitura de Feira de Santana".
Para o vereador José Sebastião, a atitude do presidente Lula, de ameaçar cortar o ponto de servidores federais não condiz com suas origens. "Afinal, ele construiu sua vida pública como sindicalista, defendendo os trabalhadores", afirmou. "E fazendo greves", acrescentou Ewerton Carneiro.
O vereador Antônio Francisco Neto discursou sobre a greve municipal dos professores da rede municipal. "Precisamos buscar o diálogo, sempre. O objetivo de todos deve ser o entendimento", conclamou.