Política

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DEBATE MOBILIDADE URBANA

Vide
| 06/05/2010 às 17:32
Vereador Jorge Jambeiro presidiu a sessão especial
Foto: Valdemiro Lopes

A Câmara Municipal realizou, na tarde de quarta-feira (5), sessão especial para discutir a Rede Integrada de Transporte de Salvador (RIT). O evento, requerido pelo vereador Jorge Jambeiro (PSDB), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais, aconteceu no Plenário Cosme de Farias.

Jorge Jambeiro ressaltou a importância da sessão para a população que, de acordo com ele, enfrenta dificuldade de andar tanto de ônibus quanto de carro. "A nossa proposta é fazer, o mais rápido possível, a licitação dos transportes para que todos os setores da cidade sejam requalificados e adaptados para o século XXI".

O secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, falou sobre os projetos para a melhoria da infraestrutura viária e explicou que a questão da mobilidade é o maior desafio para Salvador: "Hoje a cidade apresenta diversos pontos de congestionamento. Se isso não for resolvido vai trazer sérias consequências para os turistas e para as pessoas que transitarão pela cidade".

Ele anunciou que a licitação para seleção das empresas responsáveis pelos projetos será realizada em agosto, com início da execução previsto para dezembro deste ano: "A meta é que os corredores estejam finalizados em dezembro de 2012, ao mesmo tempo que a arena da Fonte Nova, a tempo de receber a Copa das Confederações, em 2013".


PAC da Copa


Na opinião de Ney Campello, a Copa deve ser vista como a indutora para a aceleração de intervenções historicamente discutidas para a cidade e sempre reprimidas. "É o melhor álibi que temos", comparou. A construção dos corredores estruturantes (Aeroporto/Acesso Norte, Paralela e Iguatemi/Lapa) está orçada em mais de R$1 bilhão, sendo que R$567 milhões já estão assegurados. O secretário defendeu um PAC da Copa por parte do governo federal, para garantir os recursos necessários às obras previstas.

Participaram da mesa do evento, ainda, o superintendente da Transalvador, Miguel Kertzman; o coordenador executivo da Copa em Salvador, Leonel Leal; o técnico da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), Francisco Ulisses Rocha; o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (MDT), Nazareno Stanislau Affonso; o sócio da TTC Engenharia de Tráfego e Transportes, Francisco Moreno Neto; o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Edmundo Campos e os vereadores Pedrinho Pepê (PMDB), representando a bancada do governo, e Olívia Santana (PCdoB), vice-líder da bancada da oposição e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.